sábado, 30 de maio de 2009

MEDITANDO - 2

Sou o reflexo do que penso diariamente. Evito fazer considerações que deponham contra mim mesmo; preciso ser meu melhor amigo sempre. Certamente, com um sorriso o mundo se abrirá para mim. Quero trabalhar o máximo possível a meu favor. Não posso esperar a felicidade sem eforço. Não posso também exigir das pessoas aquilo que ainda não consegui. Quero criticar menos e trabalhar mais. Não poderei me esquecer de agradecer àquele de quem recebi a dádiva da vida. A grandeza não consiste em receber honras, mas, merece-las.
(Trecho extraido de uma obra de Aristóteles)

A verdadeira crise está no homem - 2



O espírito, acostumado desde há muito tempo a viver e a espraiar-se no clima da Igreja, cansa-se dessa tutela – que, aliás, não soube adaptar-se às condições novas do tempo – e pouco a pouco vemos por terra os princípios sobre os quais os mestres da grande época tinham firmado as suas obras. E vemos então, aparecer verdadeiros filósofos e teológicos, que são o engodo para as próximas rebeliões. Por fim, os acontecimentos contribuem singularmente para acentuar esse desequilíbrio: pestes, guerras, ruínas e devastações, tudo quanto é suficiente para que se abale a sensibilidade, juntamente com a consciência e a inteligência. Nesse declive fatal, por onde desliza o Homem das Catedrais e das Cruzadas, nenhuma força o pode deter.
Estranha época é essa em que se realiza a marcha para o abismo! O sinal mais decisivo do seu profundo desequilibro é a falta evidente de unidade anterior que ali se revela. É tudo contraste e contradição. Esse tempo de grandes chacinas é também dos arroubos místicos: por toda parte se respira o odor misturado de sangue e rosas. É o tempo das danças macabras e das esquisitas delicadezas das miniaturas, de processos de feitiçaria e da imitação. A sede do prazer anda a par com gosto pelas penitências excessivas, e aos mesmos homens que vemos entregues às violências selvagens. É uma época de febre, uma época mórbida, em que os mais belos impulsos espirituais degeneram facilmente em neurose, e que sob o golpe das emoções fortes, o homem, mesmo cristão parece vacilar.
( Do livro ,A Reforma Protestante - Daniel-Rops -Livraria Martins Editora-1962)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Estatutos do homem - 2

5- Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre, não poder dar amor a quem se ama, sabendo que é a água que dá à planta o milagre da flor.
6- Fica permitido que o pão de cada dia, tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que, sobretudo, tenha sempre o quente sabor da ternura.
7- Decreta- se que, nada será obrigado nem proibido. Tudo será permitido. Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.
8- Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras.
9- Artigo final: Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, ou como a semente do trigo, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Thiago de Mello.

TELEVISÃO.

Os ensinamentos oferecidos pela maioria das grades de programação de emissoras de televisão, principalmente do mundo ocidental, servem de padrão e modelo de vida para 90% da população, incluindo programas de cunho espiritual, aonde muitos "precisam salvar" suas almas, por desmandos cometidos, sem se darem conta da extorsão a que se submetem. Para isso, a tecnologia do aperfeiçoamento de imagens de alta definição, cada vez mais se aprimora no sentido de "cumprir a tarefa para a qual a televisão foi criada".
Fonte: Cenas exibidas cotidianamente, entre outras coisas, pelas novelas, estas, como verdadeiras "escolas de nível superior" pontificando currículos para prática de alta infidelidade conjugal, com o apláuso de pé por muitas famílias; além da corrupção exercitada por boa parte da "massa culta" da sociedade, tal qual a escolha de Barrabás como referência para uso e abuso do mal.

AMOR - ESSÊNCIA DA VIDA.

Amor-única receita e ensinamento deixada pelo Criador, para quem souber verdadeiramente praticá-la. Será difícil? Vejo nessa questão, verdadeiro desconhecimento do que seja a principal razão da vida. Com a ausência de discernimento, fica plenamente justificada a falta de capacidade moral, intelectual e espiritual da maioria dos seres humanos ditos civilizados.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FATO - 2

Aguapé- Planta aquática. "O aguapé é tão eficiente na limpeza que DEUS só pode te-la criado por saber da vocação humana de poluir rios e lagos".
(Enéas Salati-Químico e Agrônomo).
"A natureza proporcionou ao homem a capacidade necessária para construir a Civilização"
(Anônimo).
"Agir segundo convicções benéficas, nunca será um sacrifício custoso"
(Do Livro Manancias no deserto- Lettie Cowman- 1996).
Para a construção da barragem de Ilha Solteira, foi gasta uma quantidade de cimento que seria utilizada para construir1.700 edifícios de 37 andares; sua barragem, 52 metros de altura; sua base com sua largura de 330metros. Foi utilizada uma carreta com 128 pneus. A energia produzida suprirá a região Sudeste, com volume de água represada igual a cinco vezes a Baia de Guanabara.

FRAGMENTOS - 6

1- Tudo o que ocorre neste mundo só acontece uma vez. O que fazemos agora, fazemos apenas uma vez para sempre. Assim que terminamos algo, isso acaba e cai numa silenciosa eternidade carregada de um santo significado.
( Do livro Fontes no Vale - Lettie Cowman- 2008).
2- Muitas vezes não entendemos as tragédias que se apresentam aos nossos olhos; rios viram marés, as aspirações vividas durante nossas existências repentinamente se esboroam, frutos viram temporôes e o Sol se pôe ao meio-dia. Entretanto, tudo isso se faz necessário, para transformar homens em médicos, sacerdotes, construtores de hospitais e, acima de tudo, para que meditemos sobre o verdadeiro sentido da vida.
(Adaptado do livro Mananciais no Deserto - Lettie Cowman-1996)
3- Foi-se minha companheira que partilhara de todas as mudançãs de minha vida tão cheia de variações. Fiquei só. E, na manhã seguinte? Quando o dia raiou num mundo que agora se resume em um túmulo? Todos teremos de sepultar alguém. Todos perdemos algo precioso. Como iremos agir depois de encerrado o velório?
(Adaptado do livro Fontes no Vale - Lettie Cowman- 2008)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Peculiariedades da Língua Portuguesa

- Lábaro. Estandarte, bandeira. - Arauto. O que defende uma ideia, uma iniciativa. - Côvado. medida física citada na Bíblia Sagrada; 1 côvado = 66 centímetros. - Pífio. De valor insignificante. - Rapinar. Roubar, tirar de alguém.- Derradeiro. Último, extremo. - Erudição. Conhecimento amplo e variado. - Truismo. Verdade incontestável. - Altruismo. Amor ao próximo, o que se dedica aos seus semelhantes. - Legífero. Legislador. - Proêmio. Prefácio, início. - Anodinia. Ausência de dor física. - Paráfrase. Interpretação de um texto com outras palavras. - Valetudinário. Que está habitualmente enfermo. - Oligarquia. Governo de poucas pessoas. - Lauto. Suntuoso, abundante. - Alhures. Em outro lugar. - Algures. Em algum lugar. - Elenco. Relação. - Eloquência. Talento para convencer, persuadir. - Pródromo. Preâmbulo, preliminar. - Ádvena. Estranho. - Alarido. Clamor de vozes, gritaria. - Menestrel. Poetam músico; o que faz versos cantados. - Pária. Homem excluido, marginal. - Nenhures. Em nenhum lugar.

HUMOR - 5

Um homem extremamente deprimido confessou a um amigo, dizendo-se vítima de complexo de inferioridade, pois, as pessoas conhecidas assim o tratavam, dizendo ser ele muito lento e preguiçoso. Disse lhe então o amigo:- Quando isso acontecer, diga-lhes que, nove meses antes de você nascer, foi o mais rápido e, em poucos segundos, deixou milhões para trás.

MIOMAS

-O que é? Um tumor benigno ( não canceroso) que se desenvolve no útero.
-Qual é a causa? Predisposição genética ou sensibilidade à estímulos de hormônios estrogênios produzidos pelos ovários.
-Quais os tipos? Subserosos ( localizados na parte extrema do útero), intramural ( localizado na parede interna do útero) e submucosos ( se desenvolvem na parede interna do útero, e são os que precisam ser extraidos ou cauterizados).
- Qual é a incidência dos casos? O mioma atinge entre 20 e 40% das mulheres, com mais de 35 anos.
- Sintomas : Menstruação prolongada; sangramento entre os ciclos menstruais; dor na relação sexual; dor ao urinar; dor no baixo ventre; dor na região lombar ou nas pernas; prisão de ventre; aumento do aumento do volume abdominal; e esterelidade.
Fonte: DR. Paulo Machado de Campos Moretti.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

HUMOR - 4

Um casal está no banheiro; o marido está entrando no chuveiro; a mulher já saiu e está se enxugando.
Nesse instante, a campainha da rua toca. Ambos soltam palavrões dada a má hora para a campainha soar e passam a discutir qual dos dois deve atender à porta. Depois de alguns segundos de discusção, a mulher resolve ir e, para isso, enrola a toalha no corpo e vai até lá. Abre a porta e dá de cara com Bob, seu vizinho. Antes que ela diga alguma coisa, Bob lhe diz: " Eu lhe dou 800 dólares se você deixar cair essa toalha" Ela, surpreendida com a proposta, teve ímpetos de xingá-lo, mas, refletindo melhor pensou:"Que mal há nisso? Ninguém está vendo e, ademais, 800 dólaraes não é uma quantia para se desprezar assim sem mais nem menos." Feita essa reflexão, deixou cair a toalha. Bob viu tudo o que quis, entregou-lhe os 800 dólares e foi embora. A mulher enrolou-se novamente na toalha e retornou ao banheiro. O marido então lhe perguntou: "Quem era?" Ela então respondeu:" Era o Bob, nosso vizinho" O marido, ainda dentro do box, alegremente lhe diz:-Era o Bob? Ótimo!!! Ele entregou-lhe 800 dólares que estava me devendo?

DISTRAÇÃO DE JORNALISTAS.

- A nova terapia traz esperanças a todos osque morrem de câncer a cada ano.(Jornal do Brasil).
- Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável. (O Globo).
- No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos. (O dia).
- Ela contraiu a doença na época em que estava viva. (Jornal do Brasil).
- Parece que ela foi morta pelo assassino. (Extra).
- O velho reformado, antes de apertar o péscoço da mulher até a morte, se suicidou. (O Dia).

COMPARANDO - 3

A mulher se preocupa com o futuro até que arranje um marido. O homem não se preocupa com o futuro até que arranje uma esposa. Dedução do homem:" Enquanto não acho a mulher certa, me divirto com as erradas, mas como é difícil se livrar de uma mulher fácil."

COMPARANDO - 2

Rui Barbosa disse: O respeito mútuo é a primeira condição de toda luta intelectual pela verdade, pela honra, pelo dever e pela Pátria. Em contrapartida, Lenin disse: Os comunistas devem lembrar-se de que falar a verdade é um preconceito pequeno-burguês; uma mentira, por outro lado, é muita vezes justificada pelo fim.

O CÉREBRO - 2 - Seu quociente de inteligência

Muitos de nós temos um desnecessário complexo de inferioridade sobre nosso Q.I. (quociente de inteligência), número que representa a inteligência natural, comparada ao tipo médio individual. Em tal teste, é fácil obter um resultado abaixo do que você merece o que poderá advir de indisposição temporária ou distúrbio emocional.
As pessoas muito inteligentes têm também boa circulação sanguínea para o cérebro, que lhe leva oxigênio, glicose e outras substanciais importantes. É possível que uma pessoa dotada de um talento especial, um gênio matemático ou musical, por exemplo, tenha um feixe excepcionalmente grosso de fibras nervosas em um ponto especial do cérebro. Entretanto, os dotes físicos do cérebro são muito menos importantes do que o que se faz com ele.
Uma pessoa de inteligência média, que ativamente armazene conhecimentos e habilidades no decorrer dos anos, apresentará melhor resultado do que a pessoa de grande inteligência. Assim, se você já obteve o resultado de seu teste de Q.I., pode estar razoavelmente certo de que ele será no mínimo do nível indicado.
(Dr. Bruce Bliven) – Seleções do Reader´s Digest - Editora Ypiranga S.A. – 1964.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

REFLEXÃO - 4

De Anita Leocádia Prestes, filha do falecido lider comunista Luiz Carlos Prestes: "Aprendi com meu pai: é uma vergonha receber dinheiro do governo. Eu não queria receber. Não fui presa, não fui torturada. Meu pai nunca quis voltar ao Exército, nunca pediu a pensão a que tinha direito. Por que receber?" Ela fez esse desabafo ao doar os R$ 100.000,00 que recebru há pouco da Comissão de Anistia da Presidência da República à Fundação Ary Frauzino para Pesquisas e Controle do Câncer do Rio de Janeiro. (Publicado do Jornal "Ombro a Ombro)

HUMOR - 3

1- De um cidadão revoltado: De hoje em diante, vou cuidar apenas de minha saúde porque de minha vida todos cuidam.
2- De um funcionário público gozador: Tudo que tem nesta repartição é de última geração, exceto o chefe.
3- De um eleitor descrente , mas espirituoso: Queremos dos candidatos a cargos eletivos mentiras novas!
4- Desacreditando da Justiça: O dever dos juízes é fazer Justiça; o seu ofício, adia-la. Alguns sabem o seu dever, mas exercem apenas seu ofício. (De Jean de La Bruyère, escritor francês, 1645-1696).
5- José Linhares, presidente interino por três meses (entre 29/10/45 e 31/01/46); notabilizou-se no exercício do cargo pelo violento nepotismo que praticou. Aos seus críticos. desbafou: "Prefiro ter o ódio da Nação inteira pór alguns dias que o ódio de toda minha parentela pelo resto da vida."
6- Dúvidas: O covarde pergunta: é perigoso? O esperto: é vantajoso? O vaidoso: tem público? O político: rende votos? O avaro: custa caro? O religioso: agrada a Deus? O indeciso: devo fazer ou não? Mas o consciente perguntará: é correto?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Peculiaridades da Língua Portuguesa. - 1

Pundonor: brio, sentimento de dignidade, decoro, cavalheirismo. Retórica: arte de bem falar com eloquência. Adstrito: ligado, junto, apertado, contraido. Serôdio: tardio, que aparece no fim da estação. Coevo: comportamento da mesma época, contempororâneo. Sopitar: acalmar.
Caravançará: pousada gratuita dos viajantes. Plutocrata: pessoa influente por sua riqueza.
Endemia/Epidemia:doença infeciosa recorrente na população de determinada região. Telúrico: relativo à terra ou à característica do solo. Adusto: queimado, cauterizado. Prosápia: orgulho, empáfia, prepotência. Papineira: patuscada, pândego. Estiolamento: desenvolvimento anormal de vegetais, por ausência de luz. Ubicar: ocupar algum lugar. Diátese: predisposição para determinadas doenças ou afecções. Assuada: desordem, arruaça, apupo, vaia. Triptico: painel coberto por duas meias-portas. Orograma: descrição das montanhas. Náiades: divindades mitológicas. Tritões: divindades marítimas. Gregoriano: relativo ao Papa Gregório. Cantochão: Canto sacro de uma só voz.

REFLEXÕES - 3

Quando observamos o que se passa à nossa volta, nos damos conta de que simplesmente, não conseguiremos acompanhar o ritmo de nossos próximos passos. Quem observa seguidamente as recentes descobertas e avanços da humanidade? “Pesquisadores da Universidade de Tóquio, desenvolveram uma pele artificial que pode dar aos robôs um sentido de toque semelhante aos dos humanos. Um tipo de pele capaz de sentir pressão”. Creio que, em todos nós, intercalam-se surpresa, admiração e temor: será gratificante olharmos para nós mesmos e dizermos: “aonde conseguimos chegar!”.
Mas por que ainda não conseguimos controlar a velocidade do vento, a violência das águas, o poder destruidor do fogo e a espantosa velocidade de rotação da terra de mais de 1650 quilômetros por hora? Será que nos assustamos com o misterioso equilíbrio que DEUS concedeu às suas Criaturas, o qual jamais será do domínio do homem?
(Mônica Martins Mitraud – Extraído do Boletim Informativo, nº. 2992, de 02 / 10 / 06, da Primeira Igreja Presbiteriana de Campinas)

ENTUSIASMO

“Os anos deixam rugas na pele, mas a perda do entusiasmo deixa rugas na alma.” (Michel Linberg)
O que é entusiasmo? É algo misterioso que transforma uma pessoa comum em um indivíduo excepcional. Sendo simples assim é, entretanto, uma das palavras menos compreendida de uma língua. O entusiasmo torna uma pessoa velha, jovem; sem entusiasmo, o jovem se torna velho. É o carisma que atrai pessoas prestativas e alegres para se tornarem nossos amigos inesquecíveis. É a fonte emocional prazerosa que borbulha, atraindo pessoas para nosso lado.
“Eu posso! É possível!”
Anciões pararam de beber seu elixir e repentinamente voltaram a ter sonhos novos. O entusiasmo não permite senão o sucesso. É surdo à voz do desânimo. Levará o homem muito mais longe do que o levaria qualquer dose de inteligência sem ele. O entusiasmo abrirá uma porta quando as outras chaves falharem. Acredite na sua capacidade de vencer. Deixe de lado o negativismo. Você verá a diferença.
(Condensado do livro Insight- Daniel de C. Luz. DVS - Editora – 2001)

terça-feira, 12 de maio de 2009

RÁDIO NACIONAL de SÃO PAULO - 1

No início de 1954, recém-casado, matriculei-me na Escola Brasileira de Desenho de Propaganda, em São Paulo, Capital. Senti a necessidade daquela providência por estar intimamente ligada à vocação em mim despertada, logo após ter iniciado minha alfabetização, predominando a preferência por desenhar letras. Essa tendência natural, determinou minha função profissional - com relativo sucesso financeiro - até eu me decidir pelo Desenho de Mecânica, em 1958, para o qual também sentia forte atração, função que exerci formalmente até final de 1992, portanto, durante 34 anos.
Ao obter de meu diploma na Escola Brasileira de Desenho de Propaganda, datado de 15 de dezembro de 1955, trabalhava na função de Entalhador de Móveis, (escultor em madeira), profissão de saudosa lembrança e que a exercia na Oficina de Entalhação Paulo Pires. Ainda no mês de dezembro de 1955, deparei-me com um anúncio estampado no extinto jornal, Última Hora, na época, de grande circulação nos principais estados do Brasil, pelo qual era solicitado profissional formado em Desenho de Propaganda. No sábado daquela semana, munido do endereço - Rua Sebastião Pereira - no Bairro de Santa Cecília - e, de trabalhos de escola, rumei para aquele local, até então totalmente desconhecido para mim. Defronte à luxuosa loja, Modas Cliper, encontrei-me diante do prédio da famosa Rádio Nacional de São Paulo, em cujo local havia enorme aglomeração de pessoas que pretendiam entrar para assistir a um programa de auditório. Ali necessitavam de um Desenhista de Propaganda. (Continua proximamente).

O eterno tema da oração.

Reza aquele que se sente em total dependência de DEUS. Reza aquele que faz de DEUS o ar que respira e a água que mata a sede. Reza aquele que coloca DEUS à disposição das coisas de seus interesses. Reza aquele que usa a oração, pelos costumeiros erros que comete, que, consciente ou inconscientemente poderão ser repetidos, sem causar prejuizos à sua alma. Não pode ser chamado homem de oração aquele que faz de DEUS uma espécie de "empregado"para atender a seus pedidos materiais. Reza aquele que pede ardentemente ao Senhor para que a doença de seus pulmôes seja sanada, mas que é impotente para deixar de beber ou de fumar.
Frei Almir Ribeiro Guimarães (1960) - Adaptado.

domingo, 10 de maio de 2009

AIDS 1

ORIGEM. Embora não se saiba ao certo qual a origem do HIV- 1 e 2, acredita-se que uma grande família de retrovírus relacionados a eles, está presente em primatas não- humanos, na África sub-Sahariana. Todos os membros dessa família de retrovírus possuem estrutura genômica semelhante, apresentando homologia em torno de 50%. Aparentemente, o HIV-1 e o HIV-2, passaram a infectar o homem há poucas décadas. Alguns trabalhos científicos recentes, sugerem que isso tenha ocorrido entre os anos 40 e 50. Numerosos retrovírus de primatas não-humanos encontrados na África, têm apresentado grande similaridade com o HIV-1 e i HIV-2. O vírus da imonudeficiência símia (SIV), que infecta uma subespécie de chipanzés africanos, é de 98 % similar ao HIV-1, sugerindo que ambos evoluiram de uma mesma orígem. Por esses fatos, supôe-se que o HIV tenha orígem africana. Ademais, diversos estudos sorológicos realizados na África, utilizando amostras de soro armazenados desde as décadas de 50 e 60, reforçaram essa hipótese.
No dia 1º. de dezembro é comemorado o "Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à AIDS. A data é dedicada à luta contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.
Fonte: The New York Times - Agência de notícias da AIDS - Junho de 2003

O CÉREBRO 2

A parte do cérebro relacionada com o pensamento é a memória, bem como com todas as atividades conscientes. É constituída principalmente de 10 ou 12 bilhões de pequenas células. Cada uma delas tem um conjunto de minúsculas inter-relações de fibras nervosas, denominadas sinapses, por meio das quais uma mensagem eletroquímica pode passar de uma célula para outra. O pensamento e a memória se relacionam com as passagens dessas correntes elétricas. Outro dado extremamente importante refere-se à diversidade dos temas, dos quais o homem se ocupa. Segundo a Ciência, quanto maior a alternância envolvendo as sinapses, mais os sinais eletroquímicos se fortalecem e se nutrem. Assim, não se justificam os argumentos, segundo os quais, a canseira mental aumenta em razão da rápida mudança de raciocínio, ou das diferenças causadas pela troca de informações transmitidas pelas sinapses. Nicoló Paganini, famoso violinista italiano (1784-1840), é uma evidência dessa característica do cérebro humano, que, na execução da famosa peça “O moto perpétuo”, inconscientemente, estabeleceu a prova da capacidade e da rapidez das funções das sinapses. Ainda: o homem mais sábio que possa ter existido, nunca empregou mais de 15% das possibilidades do cérebro humano.

(Dr. Bruce Bliven, do livro, O Corpo Humano e suas Maravilhas – Reader`s Digest – 1964)
:

sábado, 9 de maio de 2009

ESTATUTOS DO HOMEM - 1

1-Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida e que de mãos dadas trabalharemos todos pela vida verdadeira.
2- Fica decretado que, o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.
3- O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.
4- Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura das palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Thiago de Mello

CITAÇÕES BÍBLICAS - 1

1- O peguiçoso morre desejando porque suas mãos recusaram trabalhar (Provérbios cap.21- 25
2- ... e tendo o sustento e com o que vestir, estejamos contentes. ( 2º. Timóteo cap.6- 8)
3- Não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário. (Provérbios - capítulo 30-8).
4- O livre arbítrio. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. (1- Coríntios cap. 10-23)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

AS RELIGIÕES.

Mesmo entre as civilizações mais antigas, há evidências de algum tipo de adoração misticista. Apesar da grande miséria em alguns paises, notadamente do Continente Asiático, nos quais suas populações parecem viver numa grande paz interior. Conforme dados estatísticos de 1990, existem em toda face da Terra, em torno de dez mil denominaçoes religiosas.
Dentre as mais conhecidas estão:
Budismo. Originário da Índia; em 1966, o número de budistas no mundo era estimado em 300 milhões de adeptos. Sua crença é firmada no conceito segundo o qual, a ignorância é a causa de todo o mal.
Catolicismo. Doutrina da Igreja Católica, cujo lider é o Papa.
Hinduismo. Religião a que pertence a maioria da população da Índia, seita que professa o Vedismo, religião primitiva do povo Índú.
Judaismo. Conjunto de crenças, e ritos da política civil e eclesiástica dos Judeus.
Jeovaismo. Designa o Ser Supremo - Criador de todas as coisas - desde os tempos de Moisés. Aos judeus não lhes é permitido pronunciar a palavra senhor, por que o Criador é eterno.
Xintoismo. Religião praticada no Japão, antes do Budismo.
Islamismo. Fundada no século 7 por Maomé. Fusão de antigas crenças árabes com adeptos judeus.
Evangelismo. Doutrina da igreja protestante.
Muçulmana. Seguidora da doutrina islãmica e maometana.
Apóstata. Seguidora do bloqueio aos caminhos de DEUS, pelo abandono da fé.

DISLEXIA - Distúrbio na aprendizagem da alfabetização - 3

Dislexia e Autoestima. A criança disléxica pode apresentar comprometimento em sua autoestima por perceber que não aprende da mesma forma que os outros colegas. Muitas vezes se sente desvalorizada e discriminada. Experimenta grande frustração ao sentir que não pode corresponder às expectativas dos adultos e frequentemente sente-se desmotivada e envergonhada. É conveniente lembrar que a dificuldade na leitura e escrita não anula todo o potencial que essa criança pode apresentar em outras áreas, que deve ser valorizado. Para que a autoestima dessa criança seja preservada, é preciso que não se vincule o seu desempenho escolar ao seu valor como pessoa. O apoio da família e da escola é fundamental.
(Egli S. Pazzero - Psicóloga)
DISLÉXICOS FAMOSOS.
Michelangelo, Napoleão, Pablo Picasso, Julio Cezar, Tom Cruise, Leonardo Da Vinci, Walt Disney, Albert Einstein, Whoopi Goldeberg, Franklin D. Roosevelt, Vincent Van Gogh.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Alcoolismo e a Vida em Sociedade - 2

Boa parte dos médicos, é de opinião, segundo a qual, uma taça de vinho às refeições, ativa a circulação do sangue, reduzindo assim a tendência provocada pelo colesterol em determinados pacientes. Entretanto, não será possível uma pré-avaliação em tais pacientes, dos riscos em pessoas passíveis à propensão ou à predisposição alcoólica, a que possam submeter-se, por questões de incapacidade de absorver golpes emocionais, um dos grandes fatores que provocam a dependência alcoólica. Certos medicamentos tiveram que ter sua fórmula alterada por motivo do índice de teor alcoólico. (Exemplo Biotônico Fontoura). Em uma cidade do interior do estado do Paraná, existe uma clinica de recuperação de sacerdotes católicos com dependência alcoólica, atribuída à ingestão de vinho durante a cerimônia das missas.

Exceto um registro bíblico - a embriagues de Noé, conforme o Livro de Gênesis – nunca foi possível ao homem estabelecer o período da história da humanidade, em que o alcoolismo tenha tido sua origem. Em período mais recente, foi estabelecido que, os fenícios, atuais iranianos, fabricavam e comercializavam uísque, seiscentos anos antes da era cristã.
(Do livro, Alcoolismo e a Vida em Sociedade) – Autor: Nelson Martins.

APARÊNCIAS

Você já ficou surpreso ao se deparar repentinamente defronte a um espelho de uma loja, ou no momento de sua toalete matinal? Todos nós temos duas aparências físicas: a real, e àquela que adquirimos artificialmente, e que gostaríamos de como fossemos vistos pelos outros.

DISLEXIA - Distúrbio na aprendizagem da alfabetização - 2

SINTOMAS MAIS COMUNS.

Na pré-escola é possível notar sintomas da dislexia, como imaturidade no trato com outras crianças; fraco desenvolvimento da fala, linguagem e coordenação motora; atraso no desenvolvimento visual; dificuldade com quebra-cabeça e falta de interesse por livros.
Na idade escolar os sintomas são desatenção e dispersão; confusão com direita e esquerda; dificuldade na memória a curto prazo, como instruções, recados; dificuldade em decorar sequências como alfabeto, meses do ano; problema de conduta como timidez excessiva, depressão,etc.
A avaliação correta deve ser feita assim que as dificuldades aparecem, pois, o diagnóstico livra a criança do estigma da deficiência intelectual e do tratamento inadequado. A avaliação é feita por equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

DADOS CIENTÍFICOS SOBRE O RAIO

1- Duração do raio é de 40 milionésimos de segundo. Um milionésimo corresponde a milhão de partes de 1 segundo.
2- A maior tensão já registrada em um raio é de 2.500.000 volts.
3- A velocidade do ráio para o solo, é de 10 metros por microsegundo. Um micro é igual a um milhão de partes do milímetro.
4- A força eletromotora do raio de uma nuvem há 2 quilômetros de distância da terra, é de 20 milões de volts.

FRASES 12

-A lei deixa muito espaço para interpretações, mas, pouco para dúvidas.
- Assim como as rosas perfumam as mãos de quem as esmagam, o sândalo perfuma o machado que o corta.
- O fardo do sofrimento parece uma lápide pendurada no pescoço, quando na verdade, é o peso necessário para conservar no fundo do mar, um mergulhador em busca de pérolas.
-A lei não foi feita para os justos.

FATO.

Gandhi, lider espiritualista hindú, foi convidado pela rainha da Inglaterra para uma festa no palácio real. Entretanto, sua entrada não foi permitida, pois, trajava sua habitual tanga e portava seu cajado. No dia seguinte, Gandhi enviou à rainha , um pacote com um terno e um bilhete com a seguinte inscrição: "Magestade, entrego-vos àquilo que vós achastes importante para mim"

DINHEIRO

Nem tudo o que desejamos, o dinheiro poderá comprar. Por exemplo: A cama, mas não o sono; a comida, mas não o apetite; o livro, mas não a inteligência; o luxo, mas não a beleza; uma casa, mas não um lar; o remédio, mas não a saúde; a diversão, mas não a felicidade; a convivência, mas não o amor; o crucifixo, mas não a fé; um lugar luxuoso, mas não o céu. (Anônimo)

MITO ou REALIDADE 1

O matrimônio é um longo processo de aprendizado para os cônjuges, baseado em algumas premissas: amor incondicional e fraterno, respeito e carinho mútuos, disponibilidade para o diálogo, confiança recíproca, inteligência e principalmente, capacidade de usar cada diferença de opinião para crescerem, com suas falhas e equívocos tornando o casamento mais sólido. (Kanitz)

FRASE 11

O casamento e a morte são dois acontecimentos para os quais, as pessoas chegam muito mal preparadas. (Nícolo Tomasseto)

FRASE 10

Enquanto os homens não se modificarem, não será possível melhorar os governos (Gandhi)

DISLEXIA - Distúrbio na aprendizagem - 1

A dificuldade surgeNegrito na alfabetização: ela não corresponde às expectativas dos pais, professores e colegas. Depois de alguns exames vem o diagnóstico: dislexia, um distúrbio de aprendizagem da escrita, leitura, soletração e ortografia que torna-se evidente na alfabetização, embora alguns sintomas surjam em fases anteriores. Apesar de receber instrução adequada, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia independe de causas intelectuais, emocionais, culturais, é quase sempre hereditária e a maior incidência é entre meninos, na proporção de 3 para 1. Aproximadamente 15% da população mundial é de disléxicos.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

NÃO ESTRAGUE SEU DIA.

1- A sua irritação não solucionará problema algum. 2- As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas. 3- Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar. 4-O seu mau humor não modifica a vida. 5- A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus. 6- A sua tristeza não iluminará os caminhos. 7- O seu desânimo não edificará ninguém. 8- As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefícios da sua própria felicidade. 9-As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão aos outros uma só grama de simpatia por você. 10- Não estrague o seu dia; aprenda com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.

Razões de Cachorro

1- Minha vida deve durar entre 10 a 15 anos. Qualquer separação de você será muito dolorosa para mim. 2- Dê-me algum tempo para entender o que você quer de mim. 3- Tenha confiança em mim - é fundamental para o meu bem-estar. 4- Não fique zangado comigo por muito tempo. E não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem seu trabalho, seus amigos,suas diversões. Eu só tenho você. 5- Fale comigo de vez em quando. Mesmo que não entenda suas palavras, compreendo muito bem sua voz e sinto o que você está me dizendo. 6-Esteja certo de que, seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim para sempre. 7- Antes de me bater, lembre sempre que eu tenho dentes que podem feri-lo seriamente; dentes que nunca vou usar contra você. 8- Antes de censurar por estar sendo preguiçoso ou teimoso, pergunte se não há alguma coisa me incomodando. Talvez não esteja me alimentando bem. Pode ser que esteja resfriado. Ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado. 9- Cuide bem de mim quando eu ficar velho; você também vai ficar. 10- Não se afaste de mim nos meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga: "prefiro não ver". Ou "faz quando eu não estiver presente". Tudo é mais fácil com você do meu lado.
Urich Klever ( zoólogo)
Tradução: Millôr Fernandes
Colaboração: Associação Amigos dos Animais de Indaiatuba. Rua 13 de Maio 1780. Indaiatuba.