segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conc.de Probl. Brasileiros. Carac. Raciais-1/2

A pluralidade racial é uma constante no continente: Euro -Africana nos Estados Unidos; Euro-Indígena na Argentina, Uruguai,Chile,Bolívia, Colômbia, Venezuela, America Central; Euro-Afro-Indígena, no Brasil,onde já se vai afirmando também a variante nipo-brasileira no Sudeste e no Sul. Do ponto de vista psicológico, essa pluralidade racial também reflete os temperamentos das correntes todas que as compõem, de tal modo que se poderia formular um diagnóstico genérico das grandes psicossociais da personalidade brasileira, que diz respeito ao Homem Brasileiro:

- O primado do sentimento sobre a razão. - Do teórico sobre o prático. –Do geral sobre o particular. – Do talento sobre o estudo. – Do amadorismo sobre o profissionalismo.

Segundo alguns teóricos brasileiros, o traço mais característico é o espírito de conciliação, a grande constante do temperamento Brasileiro. O “homem cordial” brasileiro poderá ser a grande contribuição do Brasil para um mundo melhor. Segundo o escritor José Honório Rodrigues, autor de “Aspirações Nacionais”, analisa mais profundamente os traços característicos do Homem Brasileiro, como produto da miscigenação de várias etnias, e classifica essas características em dois grupos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário