sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Aurores da Bíblia. Provérbios de Salomão.


O autor do livro de Provérbios constitui-se numa coleção de ditos sábios procedentes de uma série de autores. O nome de Salomão aparece em 1-1 / 10-1 / 25-1. A influência  geral de Salomão sobre o Livro de Provérbios é considerável, e a sua autoria direta de boa parte do material não precisa ser questionada. No entanto, a afirmação em 1-1, não precisa ser entendida muito além do papel de liderança exercido pelo Rei na compilação do livro. Sendo óbvio que ele não escreveu o livro inteiro tal qual o temos.
Data e Ocasião. Nada do livro demanda uma datação posterior à queda de Jerusalém e ao Exílio Babilônico do Século VI aC. É impossível afirmar quando o livro alcançou sua forma atual; partes dele são do tempo de Ezequias (25-11).
Características e Temas. O Livro de Provérbios apresenta dois formatos principais do Gênero Sapiencial. Alguma dependência na forma e no conteúdo não deveria nos surpreender, dadas as preocupações comuns da literatura de sabedoria em todas as culturas. O Livro de Provérbios não tange em muitos dos mais proeminentes temas religiosos do Antigo Testamento. Mas, lidando com o que se considera como áreas mais mundanas da vida. Há uma ordem moral para toda a Criação, e as violações dessa ordem apenas conduzem a consequências adversas.
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra - Edição Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil - 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário