quinta-feira, 31 de julho de 2014

Autores da Bíblia. Cântico dos Cânticos de Salomão.

Autor. O Cântico dos Cânticos pertencem a Salomão.  A expressão Hebraica “ de Salomão”, pode ser traduzida “de Salomão’ (como seu autor) ou “para” Salomão ( como a pessoa  a qual o livro é dedicado. A opinião tradicional entre judeus e cristãos é a de que Salomão foi seu autor.
Data e ocasião.  Se o Cântico dos Cânticos foi escrito por Salomão, ele teria sido composto em meados do século X a.C. A sua dedicação a Salomão poderia também apontar para a mesma data, assim como o fazem outras características presentes no livro, 6.4 conforme nota. Muitos estudiosos, tanto judeus como cristãos, têm considerado o Cântico dos Cânticos como alegoria do amor de DEUS por Israel ou pela Igreja. A associação do livro com Salomão, no entanto, nos leva em direção à Literatura Sapiencial do Antigo Testamento. Entre outras coisas, a Literatura Sapiencial se distingue por concentrar-se no âmbito comum dos Relacionamentos Humanos. Provérbios utiliza uma linguagem semelhante à do Cântico dos Cânticos no que se refere ao Amor Conjugal (Provérbios 5.15-19) que constitui o assunto do Cântico dos Cânticos. Em última análise, esse amor deve ser visto no contexto do “amor infinito” de DEUS que a Bíblia como um todo. A beleza e o mérito do amor sexual são  expressos no inicio da Bíblia, onde a diferença e o relacionamento entre os sexos são associados à criação da humanidade à imagem de DEUS. (Gn 1.27, 2.19-25). Se o amor sexual fosse um mal em si mesmo, seria inadequado como alegoria do amor de Cristo pela sua igreja. O Cântico dos Cânticos de Salomão revela três qualidades do amor de um homem  e uma mulher.
Autodoação, desejo e compromisso. Em todas essas três categorias, o amor humano reflete o amor maior de Deus, nosso Criador, DEUS se compraz em nós. DEUS nos deseja inteiramente para Ele. Embora não seja próprio atribuir a sexualidade a DEUS, há uma analogia entre o amor que experimentamos no casamento e o amor que DEUS tem por nós. Os profetas do Antigo Testamento comparam o amor de DEUS pelo seu povo ao amor do noivo para com a noiva (Jr 22; Os 2.14-20). O Cântico  dos Cânticos nos apresenta o amor fora do Jardim do Éden, que não está livre de tristezas, mas que ainda é belo representa um reflexo do próprio amor de DEUS por nós.
Esboço do Cântico dos Cânticos de Salomão.
I - O desejo de amar 1. 1-27 
II – O devaneio da noiva. 3.1-6.3
III- Elogios e anseios mútuos. 6.4-10
IV- O valor do amor na união.   8.5-14
Fonte: Bíblia de Est. de Genebra.   Educ.Cult. Cristã e Socied. Bíblica do Brasil – 1999.


domingo, 20 de julho de 2014

DE PASSAGEM... 2

PREMISSA LÓGICA.  Todas as probabilidades são de 50% . Ou uma coisa acontece ou não.(R. Fukue).

A LEI DA CONSULTORIA. Consultores são pessoas místicas que pedem às companhias que lhes indiquem o seu objetivo e depois o repetem para eles, num relatório de 20 páginas, ao custo de 20.000 dólares. (Eli Leon).

IDEIA. Não construa nenhum mecanismo com simplicidade, se você puder fazê-lo lindo e complexo. (R. Fukue).

domingo, 6 de julho de 2014

Conceito sobre problemas brasileiros. Histórico 2 de 2

HISTÓRICO. As ações empregadas na Guerra Revolucionária Moderna, não tiveram inicio em nosso tempo. A sua origem está na Antiguidade. A mais remota obra militar conhecida “Regras da Arte Militar” (500 anos antes de Cristo) de autoria de Sun Tse, já preconizava a subversão no território inimigo”.Um General competente sempre sabe a arte de humilhar o inimigo sem travar combate - conhecer a arte de conquistar territórios sem neles penetrá-los. Corromper tudo aquilo que há de melhor no lado inimigo, por meio de oferecimentos de presentes, e promessas. Semeai a dissensão entre seus chefes, estimulando o ciúme e a sua desconfiança: provocai a indisciplina; amolecei o coração das tropas, enviai-lhes mulheres que as corrompam. Um outro chinês, Mao Tse - Tung escreveu: “desorganizai tudo o que é  bom no país de vosso inimigo. Entrai igualmente em contato com os mais baixos e duvidosos indivíduos. Lançai os moços contra os velhos. Descartai as velhas tradições. Usai as mulheres fáceis para completar o trabalho da decadência. “Disseminai espiões por toda parte”. Parece que Sun Tse, e Mao Tse- Tung, escreveram o texto ao mesmo tempo, embora quase dois mil e quinhentos anos, os separaram.

sábado, 5 de julho de 2014

Conceito sobre problemas brasileiros. Guerra revolucionária. 1 de 2

A segurança interna de um pais diz respeito aos antagonismos e pressões de sentimentos que se manifestem ou produzem efeitos dentro de uma Nação. Deve ela, portanto, neutralizar, impedir os obstáculos que possam ser colocados à frente de uma Política Nacional. Convém estudar e tratar dos tipos de ação que criem esses obstáculos. A Guerra Revolucionária tem sido discutida, e estudada por Cientistas Políticos, sociólogos e estrategistas do mundo inteiro, e muitos livros abordam esse tipo de Guerra Indireta. Após o segundo conflito bélico mundial, a Guerra Revolucionária tem sido a grande perturbadora da ordem social de inúmeros países em todos os Continentes. Alguns estudiosos acham mesmo que a Terceira Guerra já começou, mas com características diferentes, como Vichinski, em 1954, anunciou da Tribuna da ONU: “Nós não venceremos o Ocidente por meio de uma bomba atômica; venceremos com qualquer coisa que o Ocidente não compreende. As nossas ideias, as nossas cabeças, as nossas doutrinas.” Qualquer observador verifica que é exatamente isso o que está acontecendo: Vietnam, Coréia, Camboja, Laos, Angola, Moçambique, Nigéria, Guiné, Camarão, Togo, Gana, etc. A paz também não é outra coisa que a continuação da mesma luta por outros meios. A Paz e a Guerra são permanentemente necessárias.