quinta-feira, 31 de julho de 2014

Autores da Bíblia. Cântico dos Cânticos de Salomão.

Autor. O Cântico dos Cânticos pertencem a Salomão.  A expressão Hebraica “ de Salomão”, pode ser traduzida “de Salomão’ (como seu autor) ou “para” Salomão ( como a pessoa  a qual o livro é dedicado. A opinião tradicional entre judeus e cristãos é a de que Salomão foi seu autor.
Data e ocasião.  Se o Cântico dos Cânticos foi escrito por Salomão, ele teria sido composto em meados do século X a.C. A sua dedicação a Salomão poderia também apontar para a mesma data, assim como o fazem outras características presentes no livro, 6.4 conforme nota. Muitos estudiosos, tanto judeus como cristãos, têm considerado o Cântico dos Cânticos como alegoria do amor de DEUS por Israel ou pela Igreja. A associação do livro com Salomão, no entanto, nos leva em direção à Literatura Sapiencial do Antigo Testamento. Entre outras coisas, a Literatura Sapiencial se distingue por concentrar-se no âmbito comum dos Relacionamentos Humanos. Provérbios utiliza uma linguagem semelhante à do Cântico dos Cânticos no que se refere ao Amor Conjugal (Provérbios 5.15-19) que constitui o assunto do Cântico dos Cânticos. Em última análise, esse amor deve ser visto no contexto do “amor infinito” de DEUS que a Bíblia como um todo. A beleza e o mérito do amor sexual são  expressos no inicio da Bíblia, onde a diferença e o relacionamento entre os sexos são associados à criação da humanidade à imagem de DEUS. (Gn 1.27, 2.19-25). Se o amor sexual fosse um mal em si mesmo, seria inadequado como alegoria do amor de Cristo pela sua igreja. O Cântico dos Cânticos de Salomão revela três qualidades do amor de um homem  e uma mulher.
Autodoação, desejo e compromisso. Em todas essas três categorias, o amor humano reflete o amor maior de Deus, nosso Criador, DEUS se compraz em nós. DEUS nos deseja inteiramente para Ele. Embora não seja próprio atribuir a sexualidade a DEUS, há uma analogia entre o amor que experimentamos no casamento e o amor que DEUS tem por nós. Os profetas do Antigo Testamento comparam o amor de DEUS pelo seu povo ao amor do noivo para com a noiva (Jr 22; Os 2.14-20). O Cântico  dos Cânticos nos apresenta o amor fora do Jardim do Éden, que não está livre de tristezas, mas que ainda é belo representa um reflexo do próprio amor de DEUS por nós.
Esboço do Cântico dos Cânticos de Salomão.
I - O desejo de amar 1. 1-27 
II – O devaneio da noiva. 3.1-6.3
III- Elogios e anseios mútuos. 6.4-10
IV- O valor do amor na união.   8.5-14
Fonte: Bíblia de Est. de Genebra.   Educ.Cult. Cristã e Socied. Bíblica do Brasil – 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário