quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ALCOOLISMO - REFLEXÕES. Parte 2 / 2.

Ao convicto do Criacionismo, não restará dúvida quanto às comprovações do que significa a soma das boas ou más ações, face aos resultados. A crença, segundo a qual, o Criador estabeleceu as consequências do que o homem semeia, cultiva e colhe, são comprovadas pelo"antes e depois" de suas decisãoes. Não é possível atribuir à simples palavra "destino", a reclusão em uma penitenciária, após o primeiro sopro de vida de um ser humano.
Não é propósito deste autor, apresentar um modelo de comportamento aos seus eventuais e prováveis leitores. Ou ainda, de um programa moral para a prática do dia -a- dia. De outra parte, é sugerido o gesto simples de apontar o dedo indicador em direção ao próprio peito, quando a consciência o despertar. Nos programas de autoajuda para familiares de alcoólatras ou de usuários de outras drogas, o reconhecimento das próprias falhas pelos parentes mais próximos, tem sido de grande conforto e entendimento da doença do alcoolismo.
A evidência demonstrada pela necessidade de fuga do dependente, tem sido atribuida por muitos familiares, às injustiças sociais, como desculpas para a explicação de sua inabilidade na condução na vida dos que lhe são mais caros, em que pese, muitas vezes, a transferência do código genético de ascendentes.
"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudarmos o que somos"- Eduardo Galeano.
Ao examinar os textos seguintes, o leitor observará, a princípio, uma aparente distância entre a dependência e o teor dos próximos capítulos. Em realidade, é evidente a causa do alcoolismo e de outras tragédias humanas, cujos motivos e consequências estão diretamente ligadas ao nefasto comportamento de grande parte da sociedade.
Nelson Martins - Autor do livro, Alcoolismo e a Vida em Sociedade - Editora Komedi - 2006.

Um comentário:

  1. Excelente artigo falando a respeito do mal que destrói a sociedade e que, infelizmente, preconizado devastadoramente pelos meios de comunicação, atormenta a idéias das pessoas, fazendo com que acreditem na "força" irreal que a bebida possa ter!
    Parabéns, por mais um texto inteligente, capaz de fazer com que os seres humanos reflitam a respeito dos males que a bebida traz, muito mais do que benefícios disfarçados...
    Um abraço, Nelson!
    Selma

    ResponderExcluir