terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AUTORES DA BÍBLIA - ESDRAS


Não se sabe quem juntou em sua presente forma, todos os documentos reunidos em Esdras e Neemias. Apesar de uma tradição antiga afirmar que um único autor escreveu os livros de Crônicas, é consenso entre os estudiosos de que o historiador (“O Cronista), provavelmente não tenha sido o autor de Esdras e Neemias. Esdras manteve um diário ou “Memórias”; Neemias também o fez em concordância com a tradição judaica.

DATA E OCASIÃO. Esdras e Neemias podem ser datados no período entre 430 e 400 aC. As narrativas foram escritas para encorajar os judeus que haviam retornado do exílio, revelando-lhes que, embora Israel estivesse sob o domínio persa, o seu Deus soberano estava dando prosseguimento à sua obra redentora e restabelecendo o culto verdadeiro entre eles.
CARACTERÍSTICAS E TEMAS. Embora as Bíblias modernas apresentem Esdras e Neemias como dois livros separados, originalmente estes formavam um único livro. Eles são considerados um único documento na Bíblia Hebraica, no Talmude e no manuscrito mais antigo da Septuaginta.
TÍTULOS DOS CAPÍTULOS. “O decreto de Ciro; A lista dos que voltaram da Babilônia; É levantado o altar; Lançados os alicerces do Templo; Os inimigos fazem parar a construção do Templo; As exortações de Ageu e Zacarias; Os adversários consultam Dario; O decreto de Dario; Completado o Templo; A dedicação do Templo; A celebração da Páscoa; Artaxedes envia Esdras a Jerusalém; A lista dos que voltaram com Esdras; Esdras manda buscar os levitas; O jejum; A entrega das contribuições aos sacerdotes; A chegada à Jerusalém; A oração e confissão de Esdras; Os levitas se despedem suas mulheres hetéias.
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra. – Sociedade Bíblica do Brasil – 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário