domingo, 3 de fevereiro de 2013

Conceito sobre problemas brasileiros. - O Poder Nacional 1/2


Conforme estudos realizados ao longo dos anos na E.S.G. (Escola Superior de Guerra), o Poder Nacional, em seus métodos e configurações atuais são os seguintes:
Conceito de Poder. A ideia de poder, do ponto de vista das Ciências Sociais, corresponde à capacidade de produzir determinada ação, visando obter alguns afeitos e expressa uma relação entre o agente do poder- aquele que produza a ação - o objeto do poder, isto é, aquele que recebe o efeito produzido pela ação. O poder é inerente a qualquer tipo de Sociedade, Nação ou Governo. Estado e governo existem para exercer o poder, através de ações. Entretanto, a origem do poder é o homem, que, para satisfazer interesses, teve que impor sua vontade. Segundo Bertrand Russel, escritor, filósofo e matemático inglês, o poder é a capacidade para produzir os efeitos desejados. O poder caracteriza-se como os fenômenos: biológico, de coação e de autoridade. O fenômeno biológico é em toda escala animal (do inseto ao homem) há o que manda e o que obedece. O que domina e o que é dominado. É fenômeno de coação porque comporta a imposição se uma ação do agente do poder. O fenômeno é de autoridade porque está investido sempre, circunstancialmente, de capacidade efetiva para obter o efeito desejado da ação exercida.
Fontes. As fontes de exercício de poder são extremamente variáveis. As principais são: a força física - a força da crença – a força moral - a força do conhecimento e da inteligência - a força outorgada e legitimada pelo consentimento.



















Ensaio para o blog 396s



















Ensaio para o blog 396s

Nenhum comentário:

Postar um comentário