terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Conceito sobre problemas brasileiros.- O Poder Nacional- 2/2


FormasConceitoCaracterísticas.
As formas de poder. Despótica (Coação e autoridade implicitamente consentidas). Democrática. (Coação e autoridade escolhidas pela maioria e admitida pela minoria). Conceito – Vimos que a Nação é uma estrutura histórico - cultural aglutinada sob costumes, hábitos, vocações, lutas, vicissitudes, interesses e aspirações comuns, que têm em vista a preservação de valores alcançados e a realização de objetivos comuns. Estado é a Nação constituída em um organismo de natureza política.
Características. No sentido instrumental, o Poder se vale do Estado para conquistar e preservar os Objetivos Nacionais. O Poder Nacional é o instrumento da Política Nacional. E é aplicado não só para os objetivos de Desenvolvimento, como também para os de Segurança.
Esferas de atuação. Na esfera interna atua principalmente como instrumento de disciplina social, incentivo ou controle econômico, unidade política e realização do bem-estar coletivo. Na esfera externa atua, sobretudo, como instrumento de Soberania Nacional de conquista e preservação dos Objetivos Nacionais, no campo das relações internacionais. No domínio da Segurança Nacional, o Poder se aplica para enfrentar as pressões, isto é, para superar, neutralizar, reduzir ou diferir os poderes contrários aos Objetivos Nacionais, pertencentes a outros grupos ideológicos ou econômicos internacionais, ou ainda, internamente infiltrados na Vida Nacional, como expressões de interesses e aspirações alienígenas.
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário