segunda-feira, 1 de abril de 2013

AUTORES DA BÍBLIA. - ESTER


Embora o autor de Ester seja desconhecido, seu interesse pela origem e observância da Festa do Purim, o seu nacionalismo intenso e o seu conhecimento da Corte, costumes e Geografia da Pérsia, sugerem que ele seja um judeu persa, vivendo em Susã.
A data mais antiga possível para o livro acha-se em algum tempo depois dos acontecimentos nele descritos, Isto é, no século V aC. Já a data mais tardia possível, situa-se durante o século I aC. Os objetivos claros do escritor de Ester foram os de explicar a celebração do Purim. Estabelecer o Purim como uma festa a ser celebrada pelas novas gerações de judeus, bem como regulamentar a sua observância. O livro de Ester é famoso pela alta qualidade de sua arte literária a qual funciona como o principal veículo para o seu significado religioso.
Esboço de Ester.    I- Escolha de Ester como Rainha. – A queda da Rinha Vasti. – A ascensão da Rainha Ester. – Uma conspiração descoberta.  II – A trama para destruir os Judeus. – A promoção de Hamã e seu plano. – O plano da resistência de Mordecai. III – Ester salva o judeus – A audiência não convocada de Ester com o rei. – O plano de Hamã para enforcar Mordecai. – A execução de Hamã. – O plano para o livramento dos judeus.  – A vitória para os judeus. IV – O estabelecimento da Festa do Purim. V – Epílogo.
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra – Editora Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil – 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário