segunda-feira, 17 de junho de 2013

ALGUNS ÓRGÃOS do CORPO HUMANO e o ALCOOLISMO.

.

CÉREBRO. Com mo cérebro ainda em formação, as atividades do hipocampo, onde se processam o aprendizado e a memória, diminuem, podendo prejudicar o desenvolvimento dessa área. O álcool causa ainda estragos no córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento de longo prazo e pelo controle das emoções. Estudos indicam que, nessa região, a morte das células entre os jovens é o dobro do que ocorre nos adultos.
CORAÇÃO. O abuso do álcool destrói o tecido muscular, propiciando inflamações e reduzindo a circulação sanguínea. Pesquisas mostram que, como nos jovens as artérias são mais elásticas, elas tendem a acumular um volume maior de sangue em certos pontos, o que resulta em infartos ainda mais agressivos.
FÍGADO. Em todas as células do corpo humano, as do fígado são as mais vulneráveis à destruição pelo excesso de álcool. Em parte, elas se regeneram, mas leva tempo, comprometendo esse órgão, que, no adolescente, ainda não funciona com plena capacidade. Quanto mais cedo o ser humano começa a beber, maior a chance de desenvolver cirrose na vida adulta.
SISTEMA ENDÓCRINO. O álcool afeta a produção de testosterona nos homens e de estrogênio nas mulheres justamente na fase em que essa produção está no ápice. Pode causar impotência e infertilidade precoces. As taxas de hormônio de crescimento também diminuem, bem como as do hormônio responsável pela calcificação, o que eleva as chances de osteoporose na vida adulta.
(Condensado da Revista Veja, de 11 de julho de 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário