domingo, 31 de agosto de 2014

Vestígios. Do elemento africano, quase nenhum vestígio existe. A população é descendentes de portugueses e nordestinos, de modo geral. O “caboclo”, com traços ameríndios, que vive nas margens dos rios, dedicando-se - se à pesca do jacaré, pirarucu, tartarugas, etc. O  “seringueiro”, cuja atividade é imitada pelo nordestino que migra para a região, principalmente quando ocorre a seca. O “vaqueiro” atua particularmente nos campos do Alto Rio Branco e Ilha de “Marajó”.
Condições de saúde. Ignorante de quase todos os processos de cultura, normalmente desnutrido e abandonado à própria sorte, alimenta-se o homem da Amazônia, de modo geral, com a caça e a pesca, mandioca e pequenos roçados. Rapadura, açúcar preto e algumas frutas silvestres completam a sua alimentação. Consome apenas 2.000 calorias por dia, de baixo teor protéico e desiquilibradamente. As deficiências e as precárias condições higiênicas facultam a alta taxa de incidência da malária, tuberculose, lepra, febre amarela silvestre e ocorrências de Leishmaniose e Filariose, esta principalmente no Pará.
Condições de instruções. Excluídas Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho, onde a cultura tem-se desenvolvido, com Universidades Federais, a região é muito carente de recursos e elementos culturais. Grande parte dos professores primários não tem nem mesmo o Curso Primário.  A grande maioria dos professores secundários, no interior, é composta de leigos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário