sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Conceitos sobre problemas brasileiros.- A área amazônica.


A ÁREA AMAZÔNICA. 

Introdução: Do ponto de vista político, a Amazônia compreende os seguintes Estados: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins, e ainda, do ponto de vista físico, será necessário agregar-lhe o Noroeste do Maranhão. Sua superfície corresponde a 58% do Brasil.
A população. Em 1990 sua densidade populacional era da ordem de pouco mais de 6 milhões de pessoas. Portanto, sua área de ocupação humana não chegava a 2 habitantes por quilômetro quadrado. Amazonas e Roraima têm menos de 1 habitante por quilômetro quadrado. As cidades de Belém e Manaus reúnem 27% de toda a população da área. Só o Pará possui perto de 3 milhões e 500 mil habitantes, mais da metade da a Região Norte.
Clima. Quente e úmido no litoral, fresco e relativamente úmido nas serras e quente e seco no Sertão, com chuvas irregulares.
Vegetação. No litoral predominam os coqueiros e cajueiros. As altas temperaturas são características; a média anual é de 25 graus.
Litoral. A plataforma continental tem uma largura média de 70 quilômetros, sendo iniciados os arrecifes em cordão descontínuo que se estendem até Salvador, afastando-se da Costa de 60 a 400 metros, dificultando a aproximação às praias.
Hidrografia. Os rios da região formam a maior bacia do mundo, em que a artéria principal é o Rio Amazonas. O fato de receber afluentes de ambos os lados do Equador se reflete no regime do Rio Amazonas. Quando os rios da margem direita começam a baixar, aos da margem esquerda atingem sua altura máxima, e vice versa. O rio é largo e profundo, o que permite a navegabilidade na extensão de 3.000 quilômetros. O potencial hidroelétrico é um dos maiores do mundo, mas de difícil aproveitamento, embora as inundações provoquem um alto índice de fertilidade nas terras marginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário