Como vimos vários autores
conceituam educação de diversos pontos de vista, e abordando diferentes
fatores. Após várias considerações a respeito das leis e normas que regem a
educação no Brasil, todas elas evidentemente submetidas a uma Constituição que,
em seu preâmbulo, invoca a proteção de Deus, o General Moacir Araújo Lopes,
ex-presidente da Comissão Nacional de Moral e Civismo, expede um conceito de
educação desdobrado em analítico, sintético e essencial.
“Conceito de Educação” (Analítico). A educação, no Brasil tem por
finalidade: 1)- A formação de circunstâncias que levam o educando a empregar o
livre arbítrio na opção dos rumos necessários à criação de valores –
espirituais e morais – imprescindíveis à felicidade pessoal e a ação pelo Bem
Comum, como à rejeição dos valores. 2) – O preparo físico. 3) A informação do
educando, quanto a princípios, fatos e objetos, o desenvolvimento da pesquisa e
a promoção da cultura visando a elevados ideais, de modo que o brasileiro possa
encontrar a própria felicidade e preparar-se para a vida em sociedade, para uma
profissão nobre e para a cidadania democrática. 4) A construção da vertical
filosofia da democracia brasileira, para que se possa enfrentar a vertical
ideologia do socialismo e do comunismo, na inclemente luta ideológica da Guerra
Revolucionária dos nossos dias, no campo psicossocial.
“Conceito de Educação” (Sintético). Educar é formar o homem bom (caráter moral) e sadio e dele, o
homem social – o bom cidadão e o bom
profissional da Democracia Humanista Brasileira (com Deus).
“Conceito de Educação” (Essencial). O objetivo fundamental da
educação é promover a integração do dual
(Espírito e Matéria), de modo que ele possa levar as suas ações aos Valores
Espirituais e Morais oriundos do Espírito.
(Final).
Nelson Martins. 14 de
abril de 2015.
Sobre o autor:
Enjolras José de Castro Camargo,
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Tenente Coronel da Arma da
Artilharia. Passou ao Quadro Permanente do Magistério do Exército, onde
lecionou “Problemas Brasileiros” e “Educação Moral e Cívica”, na Escola
Preparatória de Cadetes. Desde 1970, Coordenador do Departamento de Estudo de
Problemas Brasileiros da Pontifícia Universidade Católica, de Campinas.
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