quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cultura - 3

Como vimos vários autores conceituam educação de diversos pontos de vista, e abordando diferentes fatores. Após várias considerações a respeito das leis e normas que regem a educação no Brasil, todas elas evidentemente submetidas a uma Constituição que, em seu preâmbulo, invoca a proteção de Deus, o General Moacir Araújo Lopes, ex-presidente da Comissão Nacional de Moral e Civismo, expede um conceito de educação desdobrado em analítico, sintético e essencial.
“Conceito de Educação” (Analítico). A educação, no Brasil tem por finalidade: 1)- A formação de circunstâncias que levam o educando a empregar o livre arbítrio na opção dos rumos necessários à criação de valores – espirituais e morais – imprescindíveis à felicidade pessoal e a ação pelo Bem Comum, como à rejeição dos valores. 2) – O preparo físico. 3) A informação do educando, quanto a princípios, fatos e objetos, o desenvolvimento da pesquisa e a promoção da cultura visando a elevados ideais, de modo que o brasileiro possa encontrar a própria felicidade e preparar-se para a vida em sociedade, para uma profissão nobre e para a cidadania democrática. 4) A construção da vertical filosofia da democracia brasileira, para que se possa enfrentar a vertical ideologia do socialismo e do comunismo, na inclemente luta ideológica da Guerra Revolucionária dos nossos dias, no campo psicossocial.
“Conceito de Educação” (Sintético). Educar é formar o homem bom (caráter moral) e sadio e dele, o homem social – o bom cidadão e o bom profissional da Democracia Humanista Brasileira (com Deus).
“Conceito de Educação” (Essencial). O objetivo fundamental da educação é promover a integração do dual (Espírito e Matéria), de modo que ele possa levar as suas ações aos Valores Espirituais e Morais oriundos do Espírito.   (Final).
                            Nelson Martins.     14 de abril de 2015.

Sobre o autor:
Enjolras José de Castro Camargo, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Tenente Coronel da Arma da Artilharia. Passou ao Quadro Permanente do Magistério do Exército, onde lecionou “Problemas Brasileiros” e “Educação Moral e Cívica”, na Escola Preparatória de Cadetes. Desde 1970, Coordenador do Departamento de Estudo de Problemas Brasileiros da Pontifícia Universidade Católica, de Campinas.




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