domingo, 3 de maio de 2015

CULTURA -2

A história mostra realmente variando no espaço e no tempo. “Em Atenas, procurava-se formar espíritos delicados, prudentes, sutis, embevecidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se que as crianças se tornassem de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no tocante às letras e às artes. Na idade média, a educação cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário. Nos dias de hoje a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia”. (E.Durkeim, Educação e Sociologia). José Quirino Ribeiro, citado no livro Educação e Sociedade, de L. Pereira e M.M. Forachi distinguem duas formas principais nos aspectos Sociais da Educação: a intencional e a não intencional. “A educação intencional compreende as situações em que o grupo, no qual e para o qual o indivíduo se educa, prepara condições a fim de suscitar dúvidas ideias, atitudes e comportamentos que, dados certos padrões e valores preestabelecidos no próprio grupo, este mesmo julga indispensáveis à perfeita incorporação e ajustamento do educando em seu seio”. A educação não – intencional compreende às situações em que o indivíduo, como mero espectador ou como participante, aprende as ideias, atitudes e comportamentos, em função dos mesmos preestabelecidos, sem que, todavia, o grupo haja criado adrede aquelas condições especialmente destinadas à ação sobre ele. Imidio G. Nérci conceitua a educação: ”Do ponto de vista biopsicológico, educação é o processo que visa preparar as gerações novas para substituírem as adultas que, naturalmente, se vão retirando das funções ativas da vida social. A educação realiza a conservação e transmissão da cultura, a fim de haver a continuidade da mesma. O que se procura transmitir é o acervo funcional da cultura, isto é, aqueles valores e aquelas formas de comportamento social de comprovada eficácia na vida de uma sociedade. Do ponto de vista biopsicológico, a educação tem por escopo levar o individuo a realizar sua personalidade, tendo em mira suas possibilidades intrínsecas. Logo, a educação passa a ser o processo que tem por fim atualizar todas as virtudes do indivíduo, em um trabalho, realmente, de extrair de dentro do próprio individuo o que ele traz, hereditariamente consigo. (Continua).
                                     Nelson Martins.  13 de abril de 2015.

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