A história
mostra realmente variando no espaço e no tempo. “Em Atenas, procurava-se formar
espíritos delicados, prudentes, sutis, embevecidos da graça e harmonia, capazes
de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se que as
crianças se tornassem de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no
tocante às letras e às artes. Na idade média, a educação cristã, antes de tudo;
na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário. Nos dias de hoje a ciência
tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia”. (E.Durkeim, Educação e
Sociologia). José Quirino Ribeiro, citado no livro Educação e Sociedade, de L.
Pereira e M.M. Forachi distinguem duas formas principais nos aspectos Sociais
da Educação: a intencional e a não intencional. “A educação intencional
compreende as situações em que o grupo, no qual e para o qual o indivíduo se
educa, prepara condições a fim de suscitar dúvidas ideias, atitudes e
comportamentos que, dados certos padrões e valores preestabelecidos no próprio
grupo, este mesmo julga indispensáveis à perfeita incorporação e ajustamento do
educando em seu seio”. A educação não – intencional compreende às situações em
que o indivíduo, como mero espectador ou como participante, aprende as ideias,
atitudes e comportamentos, em função dos mesmos preestabelecidos, sem que,
todavia, o grupo haja criado adrede aquelas condições especialmente destinadas
à ação sobre ele. Imidio G. Nérci conceitua a educação: ”Do ponto de vista
biopsicológico, educação é o processo que visa preparar as gerações novas para
substituírem as adultas que, naturalmente, se vão retirando das funções ativas
da vida social. A educação realiza a conservação e transmissão da cultura, a
fim de haver a continuidade da mesma. O que se procura transmitir é o acervo
funcional da cultura, isto é, aqueles valores e aquelas formas de comportamento
social de comprovada eficácia na vida de uma sociedade. Do ponto de vista
biopsicológico, a educação tem por escopo levar o individuo a realizar sua
personalidade, tendo em mira suas possibilidades intrínsecas. Logo, a educação
passa a ser o processo que tem por fim atualizar todas as virtudes do
indivíduo, em um trabalho, realmente, de extrair de dentro do próprio individuo
o que ele traz, hereditariamente consigo. (Continua).
Nelson Martins.
13 de abril de 2015.
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