domingo, 29 de novembro de 2009

RELIGIÃO - 2 - Coisas de algumas igrejas.

Em função de vários fatores, tenho tido acesso a muitas informações sobre o que ocorre nas igrejas. O primeiro deles é que, há mais de vinte e cinco anos, tenho estudado várias igrejas, procurando reconhecer os padrões que tipificam cada congregação. Isto me levou ao doutorado com tese sobre a identidade dos grupos religiosos. O segundo é que, tenho contato com membros das mais variadas denominações por causa dos cursos para casais que ministro. O terceiro fator é que, por desenvolver ministério de aconselhamento pastoral, tenho recebido em meu trabalho, pessoas oriundas de várias igrejas. O quarto fator é que, escrevendo esta coluna há vários anos, volta e meia recebo e-mails de leitores me contando alguma coisa que viram ou que ouviram e que os deixou estarrecidos. O quinto: todas as vezes que a agenda me permite visito igrejas, as mais variadas, para ver o que estão fazendo, o que pregam e o que cantam.
Assim, tenho sabido de algumas “preciosidades teológicas” pregadas de púlpitos ou professadas por algum visionário, ou declaradas em aconselhamento.
Seguem algumas destas preciosidades:
- A nossa igreja é de direita e os membros dela devem ser também de direita porque Jesus Cristo está assentado à direita do Deus Pai.
- A igreja não deve se preocupar com os pobres porque Jesus disse que os pobres sempre os teremos conosco.
- Quando os irmãos entram neste templo, estão entrando no Reino de Deus.
- A irmã Beltrana não vai poder participar da Ceia do Senhor hoje porque eu a vi na garupa de uma moto.
-A irmã Sicrana está em regime disciplinar por três meses porque esta semana foi vista usando calça comprida.
- O senhor me revelou que o problema da violência, é que há uma nuvem de demônios atuando, e que deve ser expulsa com oração e jejum por todas as igrejas.
- Os irmãos não podem participar de festa de aniversário, casamento ou despedida de solteiro, porque a Bíblia diz que o Reino de Deus não é nem comida e nem bebida.
- Noiva nenhuma deve usar vestido decotado e sem alças, porque está atentando contra a Lei da Gravidade e pode se expor ao ridículo.
- As dores de cabeça que a irmã tem é porque tingiu o cabelo. O que a irmã tem é um demônio que está atrapalhando.
- Se o marido ou a esposa está enfrentando problemas de apetite sexual, traga uma cueca ou calcinha da pessoa para que a gente expulse o demônio e abençoe a relação.

Marcos Roberto Inhauser - Teólogo e presidente da Igreja da Irmandade.
Condensado do Correio Popular, de 07 de novembro de 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário