sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Alcoolismo - Dissolução do matrimônio - Parte 2

Segundo o renomado psiquiatra forense Dr. Guido Arturo Palomba-cujas obras literárias são especialmente dirigidas ao exame das complexas distorções e degenerações da família, “não será possível ao ser humano vetar o sagrado direito do pátrio poder, por motivo de enfermidade”. Para o cumprimento dessa Lei da Natureza - continua a eminente autoridade- a família deverá estar preparada.
Observa-se, no gesto dos animais, que dão suas vidas pela sobrevivência de seus filhotes. Mas para a grande maioria dos seres humanos, o total desconhecimento do que seja o alcoolismo deixa-os em flagrante desvantagem em relação aos animais selvagens.
Após ser homologada pela justiça a obrigatoriedade da provisão da pensão alimentícia pela “cabeça” do casal, e não sendo cumprida a sentença, as seguintes prováveis situações poderão fazer parte do chamado “leque de riscos”, dentro do qual enumeraremos as mais comuns: 1. não sendo paga a referida pensão estará decretada a prisão do devedor; 2. a ex- esposa poderá propor por mera liberalidade-em juízo-a desobrigação de parte do ex-marido, o que muitas vezes propicia ao casal a possibilidade de reconciliação objetivando a salvaguarda de caráter emocional dos filhos.
Nessas ocasiões, o espírito de afetividade da mãe fica evidenciado como a mais autêntica prova de amor a seus filhos. Essa decisão, no entanto, terá vários desdobramentos de caráter psicológico. O desenvolvimento dos textos deste tema consiste única e exclusivamente em análises demonstradas pelo comportamento da sociedade nos aspectos das reações de seus componentes.
Os hábitos e preconceitos mantidos pela sociedade mais conservadora têm sofrido modificações de há muito esperadas. As recentes conquistas demonstram uma liberdade de escolhas e decisões em todos os setores, principalmente na família. Entretanto, como na Lei da Física, “a cada ação corresponde uma reação”. Muitos resultados de ações e planos elaborados e colocados em prática denotam carências de ponderação e avaliação. Numa análise superficial, os tempos atuais têm demonstrado resultados preocupantes, notadamente quanto às perspectivas de vida das gerações recém-saidas da adolescência. Os jovens que aguardam seu acesso à convivência adulta têm demonstrado preocupações quanto às oportunidades de trabalho e, mais que isso, quanto à possibilidade de constituição da sua família. Essas preocupações, quando não contidas, poderão causar ansiedade que, por sua vez, suscita a busca de alívio de pressão emocional na bebida alcoólica, em primeira instância.
Seria oportuna a comparação dos resultados de modelos de disciplinas anteriormente colocadas em prática e os padrões recentemente adotados? Seria coerente atribuir-se o vendaval de matrimônios malsucedidos aos modelos atuais de preparo psicológico dos pretendentes à vida conjugal? E como seria considerada por muitos uma análise desapaixonada e fria da atualidade? Em um futuro muito próximo teremos as respostas que já estão claramente delineadas.
As interferências quase sempre prejudiciais de parentes próximos ou distantes tornarão a esposa mais insegura em relação à decisão a ser tomada.
Nelson Martins
Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade. - Editora Komedi - 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário