quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SAÚDE 7 - O intestino após lesão da coluna.

Na semana anterior conversamos de modo geral sobre as lesões da coluna vertebral, mas, como fica o intestino especificamente? Vimos que cada parte da coluna é responsável por movimentar e fazer funcionar uma região do nosso corpo. O intestino é controlado por fibras nervosas que saem ao nível da chamada transição tóraco-lombar, isto é no final da coluna torácica e início da coluna lombar. Essa parte do sistema nervoso é responsável pelos movimentos peristálticos, ou, o de empurrar os alimentos digeridos até serem eliminados pelo canal do ânus. Conforme a região da coluna lesada aparecerão diferentes complicações intestinais.
Se a lesão da coluna foi em nível lombar ou sacral, provavelmente acontecerá uma paralisia parcial do intestino, e com isso haverá constipação (intestino preso) com perda de fezes. Agora, se a lesão da coluna foi superior à região lombar, corre uma atividade constante e descoordenada do intestino e do esfíncter anal. Essa atividade contínua de ambos, obstrui a saída das fezes e faz com que fiquem retidos no intestino grandes bolos fecais.
Em relação aos tratamentos dessas complicações, existem medicamentos e cirurgias que podem facilitar a eliminação dessas fezes; só um médico especialista pode avaliar qual a melhor opção. A resposta à fisioterapia nesses casos depende da extensão da lesão. Nos casos em que a lesão é parcial e existe alguma sensibilidade na região anal a resposta é favorável.
Lesões totais da coluna tendem a não responder bem aos estímulos elétricos utilizados para o tratamento fisioterapêutico.
Semana que vem falaremos sobre os problemas de bexiga decorrentes da lesão medular.
Se tiver dúvidas, enviem-me um e-mail.

Dra. Ana Luiza Reis

Fisioterapeuta especialista em cancerologia e em disfunções do assoalho pélvico.
CREFITO 3 07658 E-mail: reisanaluiza@yahoo.com.br Centro Médico Indaiatuba II
Fone (19) – 3894-5568

Nenhum comentário:

Postar um comentário