terça-feira, 13 de abril de 2010

Alcoolismo - A arrecadação de impostos com a bebida alcoólica - Parte 2 - Final

A ação sempre crescente da máfia italo-americana viu nessa oportunidade um momento propício para sua atuação e possibilidade de forçar a suspensão da Lei Seca. Ao mesmo tempo, as autoridades governamentais vislumbravam a possibilidade de obterem maiores tributos com a liberação do comércio da bebida alcoólica, mesmo tendo consciência dos riscos à saúde que seriam impostos a grande parte da população.
Em 2002, conforme publicações em jornais especializados na divulgação dos resultados da economia mundial, o Tesouro Americano arrecadou em 2001, a quantia de 10 bilhões de dólares com o comércio interno da bebida alcoólica.
Deve ser salientado que a previdência social dos Estados Unidos prevê auxílio ao dependente alcoólico e, em casos de comprovação, a família do mesmo está também amparada enquanto não existir meios que atestem a possibilidade de sobrevivência.
No Brasil, os periódicos especializados em dados de economia interna atestam que a arrecadação de impostos sobre o comércio de bebidas alcoólicas e cigarros nos últimos cinco anos se alternam em primeiro e segundo lugares.
Em nosso país não existem planos previdenciários quando do afastamento do trabalho pela doença do alcoolismo. As empresas de médio e grande portes mantém em seus departamentos assistenciais programas de reabilitação de funcionários, através de seus assistentes sociais e psicólogos, sem comprometimento de salários.
Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade. Autor Nelson Martins - Editora Komedi - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário