segunda-feira, 5 de abril de 2010

Conceitos sobre problemas brasileiros 2 -1

OS FATORES de HUMANIZAÇÃO.
1- Riqueza material, que consegue pelo domínioda natureza.
2- Conhecimento intelectual, que alcança pelo estudo das ciências de modo geral.
3- Harmonia na sua vida afetiva, adquirida pelo estudo, conhecimento e prática das artes.
4- Direção eficaz até o Criador, através da vida espiritual.
5-Atividade produtiva, pelo trabalho físico, mental ou intelectual.
Quando se fala em riqueza aqui, não é no sentido de fartura, luxo ou opulência, mas no sentido relativo da palavra, isto é, quando se adquire um bem material qualquer, por menor valor monetário que tenha, enriquece-se. Quando se perde um bem material, por menor valor material que tenha, empobrece-se. De modo que, ao se falar em riquesa material, fala-se do mínimo indispensável para o homem sobreviver neste mundo, principalmente ao que se refere à alimentação, roupas e local para repousar.
O conhecimento intelectual mínimo para a sobrevivência pode ser adquirido por ensinamentos transmitidos pelos mais antigos, tais como o segredo de atirar a flecha entre os índios, os locais prováveis de existência de caça e pesca ou a identificação de sinais de futuras cheias dos rios, como acontece em certas tribus brasileiras. Nem sempre, portanto, esse conhecimento intelectual exige a escola, como a conhecemos em nossa civilização.
Além do mínimo de bens materiais e do conhecimento intelectual, o homem ainda necessita de harmonia ou equlíbrio na sua vida de afetividade, que, segundo Weiss, é adquirida através das artes. Mas que tipo de arte? Cinema, escultura, pintura, teatro, música? Sim, por todas elas, mas acima de todas pela arte das artes: a arte de amar. Erich Fromm, em seu livro "A Arte de Amar"divide o amor em fraterno, materno, erótico, próprio e amor de Deus. Este último é realmente o tipo de amor que dá equilíbrio afetivo ao homem, o amor uiversal pregado por Cristo, por Buda, por Maomé e por outros grandes chefes religiosos do mundo todo, embora só o primeiro tenha dado a sua vida por amar a humanidade toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário