sábado, 29 de maio de 2010

Conceito sobre problemas brasileiros - Parte 2/2

Na esfera econômica, as relações entre educação e prosperidade têm sido documentadas em quase todos os países. Não obstante, em alguns persiste ainda a tendência de se considerar que o país economicamente forte é que está em condições de educar o povo. Mas a verdade é exatamente o oposto: o sucesso econômico é que depende das realizações educacionais. Não existe base real para a prosperidade fora da capacidade desenvolvida da população no campo educacional. A educação desenvolve a capacidade de produção. O mais prático sistema para o Estado moderno é um bom sistema de educação. O governo brasileiro declarou várias vezes, através de seus representantes, que considera a educação como o mais rendoso e importante de todos os investimentos nacionais. Resta transformar a declaração em ação.
Ao se organizar um bom sistema educacional, a tradição escolar do País deve ser levada em conta, pois não devemos importar soluções para nossos problemas educacionais, como o sistema americano, francês, russo ou alemão pudessem resolver as distorções encontradas entre nós. O brasileiro é completamente diferente de todos os outros povos do mundo, e possue uma filosofia existencial também diferente. Devemos pois, buscar na nossa história escolar as soluções desejadas, como temos feito em outras áreas, como a econômica e a política. Podemos, entretanto, aproveitar uma ou outra experiência de sistemas extrangeiros, desde que se adaptem ao homem brasileiro. Algumas das escolas mais ineficientes do mundo são aquelas que imitaram totalmente as tradiçóes acadêmicas extrangeiras. Haja vista os casos dos Liceus franceses, talvez a organização de ensino de humanidades mais eficiente da França. Copiados pelos outros países, inclusive pelo Brasil, tornaram-se verdadeiros fracassos.
O patriotismo é um importante fator educacional, mas é interpretado tão diversamente em culturas diferentes que exige cuidadoso estudo por parte dos organizadores de escolas e de programas escolares. Em alguns países, o cultivo sistemático do patriotismo envolve detalhado estudo das forças sociais, políticas e econômicas em operação na área; em outros apenas a adulação verbal e escrita aos símbolos da nacionalidade, muitas vezes incluindo pessoas e o culto da personalidade. O que é patriotismo?

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