quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conceitos sobre problemas brasileiros. Parte 1/2

OS FATORES EDUCACIONAIS.
Língua; Religião; Economia ; Tradição escolar; Patriotismo.
Esses fatores não estão em ordem de importância relativa. Cada país, cada Nação, cada comunidade local, difere de todos os outros grupos quanto a importância e quanto à força de cada um desses fatores.
A língua, falada e escrita, é um fator educacional extremamente importante, porque a maior parte dos conhecimentos ainda são transmitidos através dela. Em alguns países a língua tem apresentado graves problemas, como na Índia, onde há quatorze línguas oficiais e mais de duzentos dialetos, ou na Rússia, onde há mais de noventa dialetos; ou ainda na China, onde, além das dificuldades naturais que o chinês apresenta, como escrita ideográfica, falam-se mais de duzentos dialetos. Na Irlanda, o governo tem recomendado insistentemente que se fale e se escreva o irlandês, como tradição histórica nacionalista, e não o inglês, como acontece. Na Suiça são usados normalmente o italiano, o francês e o alemão, mas grande parte da população fala quatro ou cinco idiomas. Em alguns paises com grande influência econômica e tecnologia americana, como o Japão, falar inglês é comum e, às vezes, mesmo indispensável em certas profissões.
No Brasil não temos os problemas encontrados em países como os citados acima, no falar e no escrever, e, portanto, no educar e instruir. Podemos facilmente imaginar o que acontece com estudantes chineses quando sua família é transferida de província e de região: começa tudo novamente e, não raro, uma nova língua, praticamente, tem que ser aprendida. E isso dentro da mesma Nação.
Felizmente, em nosso País, todos se entendem perfeitamente, exceção feita de uma ou outra palavra, como bergamota, aipim, cola, macaxeira, terneiro, mussuã, tucupi, chuleta e outras que foram aprendidas por quem vem de outras regiões brasileiras.
A religião pode ser um fator educacional. importante ou não, no sistema educacional do povo, como nos EUA e Inglaterra. Mas em outros atuou e ainda atua, como fator negativo, bloqueando constantemente o progresso, porque baseada em ritos misteriosos que mantêm o povo subjugado pelas supertições e magias, como em alguns paises da África e Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário