quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conceito sobre problemas brasileiros - Patriotismo - Parte 1/2

O conceito de patriotismo pertence ao conceito de civismo. Podemos imaginar civismo - devoção pelo interesse público, segundo os dicionários - como sendo o círculo mais interno entre três círculos concêntricos, sendo o mais externo o da religião e o médio o círculo da moral.
Dessa forma, os atos, os direitos e deveres cívicos pretencem a um grupo maior de atos, direitos e deveres morais, que por sua vez se vinculam a princípios permanentes originados de Deus, que nós chamamos de religião. Religião tomada com o sentido - religare - da criatura do Criador e não com o sentido confessional ou sectário. A moral considerada como parte da filosofia que trata das obrigações e qualidades do homem, e também como estado de ânimo de uma coletividade ou individualidade qualquer - o moral.
Possui ainda o civismo três componentes: Caráter, Ação, Patriotismo, todos visando ao Bem Comum. Caráter é a firmeza de atitudes, mais importante do que nunca neste mundo em que vivemos, onde os neutros, de atitudes dúbias, são isolados vez cada vez mais como elementos perigosos e não dígnos de confiança. Ação é movimentação positiva, permanente e intensa em benefício da Pátria. Pátria é a nação considerada na sua projeção histórica, como uma grande família unida, com inúmeros vínculos que estabelecem uma união indissolúvel. Patriotismo é amor à Pátria e às suas tradições, com espírito de renúncia. Não é amor platônico, ou fraternal, ou filial , ou qualquer outro. É o amor total, na sua mais alta expressão ou significado. Amar com capacidade de não desejar nada em troca. Quem ama nada pede e não julga. Ajuda e compreende. Esse amor se estende :

Nenhum comentário:

Postar um comentário