quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O ALCOOLISMO E A CIÊNCIA - PARTE 2-2

Nessa linha de conceituação, o citado psiquiatra compara que a doença do alcoolismo é como o fundilho rasgado da calça do dependente e que só não pode ser enxergado por ele próprio. Na prática das reuniões com famílias, em grande parte, ficam evidenciadas nítidas marcas de antecedentes do histórico comportamental onde são detectados sinais de inadequação do lar.
Algumas clínicas especializadas adotam modelos próprios para primeiros socorros em pacientes atendidos e que apresentam coma alcoólico. Em uma etapa inicial é ministrada a desintoxicação, seguida da medicação adequada. Muitos médicos e psiquiatras recomendam o "Programa dos Doze Passos", de Alcoólicos Anônimos, extensivos aos familiares do dependente. Como já citado, o sucesso de sua recuperação só será possível com a decisão da abstinência e apoio irrestrito da família, inclusive espiritualmente.
Observação: As referências de procedimentos citadas acima, foram em sua grande parte vivenciadas em família, além da aceitação das pesquisas orientadas por autoridades clínicas. Os nomes de alguns médicos e psiquiatras constam de documentário elaborado pela Associação de Jornlismo Científico do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento de documentários produzidos pela programação do Globo Ciência - Rede Globo de Televisão, em 04 de março de 1989.
Nelson Martins - Autor do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade - Editora Komedi - 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário