quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conceito sobre problemas brasileiros. O homem. Parte 1-3

Após ter visto o Homem de modo geral, e suas relações no universo em que vive e ao qual tem de se adaptar, vamos observar o Homem Brasileiro, sua formação, seus traços mais característicos e alguns problemas demográficos.
Qualquer estudo de formação étnica resulta de uma apreciação dos grupos étnicos e dos principais fatores que contribuíram para uma menor ou maior aproximação de nossa nacionalidade.

O branco. Ao palco histórico de nossa formação compareceram portugueses, franceses, ingleses, holandeses e espanhóis, mas apenas os portugueses contribuíram decisivamente na nossa etnia, motivo pelo qual faremos apenas a sua apresentação como representante do grupo branco.
Raça forte, produto de vários e sucessivos cruzamentos – iberos, celtas, romanos, cartagineses vândalos, suevos, visigodos e árabes – fixou-se no meio onde os descobrimentos a trouxeram, e nele plantou civilização e cultura que obedecem, ainda, às suas linhas primitivas, embora modificadas pelo tempo. O português que chegou ao Brasil pertencia a uma raça robusta, formada no extremo ocidental da Península Ibérica e tornou - se inconfundível entre todos os outros povos.
A capacidade assimiladora do português veio a constituir o elemento na nossa formação nacional, pois foi o grande catalisador de três raças diferentes: o branco europeu, o negro africano e o ameríndio mongolóide. O português atuou no processo, do qual resultaria o Brasil como Nação, com o ingrediente de sua superioridade racial, psíquica e biológica. Em nenhum outro povo do mundo a origem étnica surgiu de raças tão diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário