domingo, 8 de janeiro de 2012

ALCOOLISMO. MISTICISMO / RELIGIÃO . 1 / 4

Misticismo - Inclinação para acreditar em forças e entes sobrenaturais. Crença de que o ser humano pode comunicar-se com divindades ou receber delas sinais ou mensagens. (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa - Edição 2009, página 1299.
Religião - Crença na existência de um princípio superior, sobrenatural, na qual se supõe ser autora de todo o destino na vida do ser humano. (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa - Edição 2009, página 1639).
O conjunto de pensamentos, atos e sentimentos que estabelecem a relação entre o homem e uma divindade ou natureza divina, deuses ou deusas, tem sido o meio pelo qual a maioria dos seres humanos busca alcançar seus anseios através de exercícios espirituais.
Apesar da grande miséria existente em alguns países, notadamente do Continente Asiático, suas populações parecem viver numa grande paz interior que transcende as necessidades físicas. O livro O homem em busca de Deus, (Associação de Estudos Bíblicos- Torre de Vigia,1990) cita que documentos históricos, descobertos e estudados por arqueólogos e antropólogos, evidenciam que jamais existiram civilizações primitivas que de alguma maneira não tenham praticado tipos de manifestações religiosas. Fatos também citados na Nova Enciclopédia Britânica-1987,tornaram evidente a teoria segundo a qual nunca existiram tribos ou quaisquer outros agrupamentos étnicos que deixaram de exercitar ritos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário