sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Alguns filósofos e seus conceitos sobre religião.

Praticar a religião é agir corretamente. (Schelling; alemão, 1796 - 1854).
A crença em "outros mundos" é um claro sinal de debilidade. Quem obra na vida com a esperança de uma recompensa em outro mundo, é um mísero pedinte de felicidade; em suas faltas é um hipócrita que só visa satisfazer seu ego. Toma DEUS como escudo de suas misérias humanas e é duplamente fraco e fracassado. (Nietzsche; alemão, 1844 - 1900).
A moral é essencialmente social e altruísta. Seu imperativo exige que o homem viva para o próximo. Prega o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim. (Augusto Comte; francês, 1798 - 1850).
A essência da vontade do homem é querer sempre mais; portanto, essa vontade determina que o homem se torne sempre ambicioso. Este mundo é o pior possível. (Schopenhauer; alemão, 1788 - 1862).
Este mundo é o melhor dos mundos, onde a benevolência faz o homem querer bem ao próximo, com a preocupação de reparar sinceramente um mal cometido. (Herbar; francês, 1766 - 1805).
Conceito básico estabelecido pela maioria dos praticantes religiosos: "quando pratico minha fé, tudo posso, todos os meus atos são legítimos, por mais ignominiosos que sejam." N. Martins.

Extraído do Livro Alcoolismo e a vida em Sociedade´. Autor: Nelson Martins - Editora Komedi-2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário