sábado, 3 de novembro de 2012

AUTORES da BÍBLIA. 1 - CRÔNICAS


A tradição judaica considera Esdras como o autor dos livros das Crônicas, além de Neemias. Dois fatores tornam possível essa identificação; o livro foi escrito depois do exílio babilônico dos judeus, próximo à época de ministério de Esdras. Outras considerações lançam dúvidas sobre a teoria tradicional do livro. A data de composição de Crônicas não pode ser limitada aos anos da vida de Esdras. Por convenção, o autor anônimo é conhecido como “O Cronista”. Ele apoiou-se em vários textos bíblicos, especialmente em Samuel e Reis, mas também no Pentateuco, Juízes, Rute, Salmos, Isaías, Jeremias e Zacarias.
Data e ocasião: Os versos de Crônicas (2) indicam que o livro foi escrito após a libertação dos exilados da Babilônia em 538 aC. A ausência de influências helenísticas sugere que a história foi composta antes do período Alexandrino, isto é antes de 331 aC.
Características e temas: A mensagem teológica de Crônicas pode ser resumida de diversas maneiras. O primeiro livro de Crônicas se resume em 29 capítulos; o segundo, em 36;
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra – Sociedade Bíblica do Brasil. - 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário