domingo, 4 de novembro de 2012

AUTORES da BÍBLIA. - 2 - CRÔNICAS


Contrastando em parte com a citação inicial de 1- Crônicas, não há base segura que permita datar conclusivamente a obra dentro do período de tempo em que Esdras viveu. Alguns tópicos deverão ser considerados antes das consultas do livro acima.
Data e ocasião. Crônicas, foi escrito para encorajar e orientar a comunidade que havia retornado do exílio da Babilônia. É difícil, porém, afirmar exatamente quando o livro foi concluído.
Características e temas.  Como é possível saber quem são os herdeiros das promessas feitas por Deus? O que aconteceria com as suas instituições políticas e religiosas centrais? Terceiro: Como o povo deveria compreender a experiência do exílio e da restauração à luz da Lei e da Graça de Deus?
A Monarquia unida sob Salomão.  2- Crônicas, descreve Salomão como o sucessor de Davi, devidamente abençoado. 2- Crônicas apresenta Salomão como o Rei de “todo o Israel”. O reinado de Salomão é narrado de uma forma simétrica e temática, começando e terminando com passagens que descrevem a sabedoria e a riqueza do Rei Salomão.
O reino dividido.  Embora o livro dos Reis seja a fonte da maior parte da informação, Crônicas omite trechos extensos da matéria relativos ao Reino do Norte e Israel. Crônicas, concentra sua atenção em Judá e sua capital Jerusalém.
O reino unificado.  Começando com Ezequias, Israel entrou em uma nova fase de sua história. A exemplo de Davi e Salomão, Ezequias conseguiu unir os fieis de Israel e Judá ao redor do trono davídico por meio do culto e da celebração no Templo. O povo reunificado experimentou períodos de fracasso: a apostasia de Manassés, o Reinado de Amor e os Reis de Judá imediatamente anteriores ao exílio babilônico.
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra. Sociedade Bíblica do Brasil. – 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário