terça-feira, 21 de julho de 2015

Conceitos sobre problemas brasileiros. Escolaridade,

Dados estatísticos comprovaram que as matrículas aumentaram substancialmente, de modo especial no antigo curso ginasial e segundo grau, notadamente no superior. Desses mais de um milhão e trezentos mil universitários, muitos não se formam; Revista Veja de 10 de setembro de 1986. Na maior instituição de ensino do País há 8,6 % de estudantes fantasmas, que se matriculam e jamais assistem às aulas; 38,9 % de não diplomados após dez anos, que são aqueles que vão ficando para usufruir da assistência médicas e odontológicas gratuita, uso do Centro de Práticas Esportivas e outros privilégios, o que transforma a USP em entidade de assistencial, cada aula custando verbas anuais, frequentando ou não as aulas. Assim, verifica-se que o peso da evasão escolar é da primeira para a segunda série do 1º grau, ou por repetência pura e simples, a maior parte das vezes por motivos financeiros, pois o menor na época das colheitas é retirado da escola para ajudar os pais na lavoura. Daí a ideia de se mudar o calendário escolar nas escolas situadas em localidades rurais, ou em cidades de economia rural, a fim de que períodos de férias coincidam com os períodos de colheitas. O Brasil possui cerca de 9.200 estabelecimentos de ensino de 2º grau e perto de 170.000 escolas públicas de 1º grau. Segundo levantamento do IBGE, das escolas de 1º, cerca de 54 % estão em SP, MG, RJ e RS. As três de São Paulo (UNICAMP, USP e UNESP) geram 37% da produção científica nacional. De certa forma podemos ver a mesma tendência que existia no Brasil antes da Independência, isto é a procura de profissões que elevem o prestígio social. Segundo dados do IBGE (1984), o Brasil possui 793 cursos de pós – graduação reconhecidos pelo MEC, sendo 696 em Universidades e 97 em Crédito Educativo, que tem a finalidade de financiar os estudos superiores através de empréstimos - anuidade. Esse empréstimo deverá ser restituído a partir do primeiro ano após a formatura, podendo ser pago em número de anos igual ao curso realizado pelo universitário. Muitos já se formaram e o retorno do empréstimo está causando preocupações, a ponto de se cogitar mudanças  no momento da reformulação do programa.



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