terça-feira, 31 de março de 2009

Alcoolismo e a Vida em Sociedade

De todas as substâncias psicoativas, a bebida alcoólica é a mais grave e a mais comprometedora de todas as drogas. Não obstante os prejuízos que ocasiona à sociedade, a bebida alcoólica é comercializada livremente, exceto a menores de idade.
Quando absorvida, provoca inicialmente ao aparelho digestivo, danos altamente prejudiciais. Em um segundo estágio causa sérios prejuízos ao comando cerebral.
Segundo a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde), o alcoolismo está classificado como enfermidade. Os dados estatísticos da O.M.S., da década de 60, apresentavam os seguintes números, relativos a toda população humana: bebedores sociais = 82 %; dependentes compulsivos = 15%; abstêmios = 3%. Consequentemente, aquele órgão passou a considerar a bebida alcoólica como nociva ao ser humano, declarando – a como enfermidade, em que pese ser esse fato, ignorado por grande parte da população.
O álcool está contido em boa parte nos alimentos normalmente ingeridos pelo ser humano. Entretanto, no estado natural das substâncias alimentícias, é considerado não prejudicial ao organismo.
Cana - de - de açúcar, uva, arroz, batata, beterraba, milho e cevada, entre os mais comuns; se transformados em bebidas por processos de fermentação (vinho, cerveja), ou de destilação (aguardente de cana ou cachaça, licor, vermute, entre os mais conhecidos). O princípio ativo do Etilo – denominação científica do álcool – presente nos alimentos citados, quando submetidos aos processos de fermentação ou de destilação, absorvem os nutrientes dos alimentos, tornando os resíduos do Etilo potencializados em até aproximadamente mil vezes. Tome – se como referência o exemplo da cana de açúcar: quem ingere 250 ml de caldo (garapa), simplesmente terá tomado um refresco; entretanto, para muitos, uma colher de 5ml com aguardente, além do desconforto no aparelho digestivo, em pouco mais de dez minutos, terão reduzida a coordenação em sua fala. .
Quem teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de um alambique, pôde notar em sua saída, que, o gotejamento do líquido proporcionou o termo “pinga”. Do cozimento das sustâncias nutritivas da cana-de-açúcar, restou tão somente o Etilo em seu estado puro.

Nelson Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário