sábado, 28 de março de 2009

Temperança

Qualidade de quem modera apetites e paixões, adquiridos no momento em que fomos gerados, quando recebemos a transferência do Código Genético de nossos ancestrais, diretos ou indiretos, de características psíquicas e físicas, pelas quais fomos “contemplados”. Pelo menos três dos quatro temperamentos básicos, nos são atribuídos para desempenho de nossas ações na sociedade. Sanguíneo (alegre extrovertido e dado às iniciativas). Melancólico (triste; às vezes se deprimindo ao ver injustiças). Colérico (irritado e revoltado). Fleumático (calmo e compassivo).
Segundo Gordon Allport, um dos maiores especialistas americanos em personalidades e individualidades do século 20, mesclou e relacionou mais de mil termos registrados em dicionário, que caracterizam tipos de comportamentos individuais. Cada um deles poderia ser empregado para descrever diferentes aspectos do “eu” de cada indivíduo.
Também não será, possível atribuir a um mesmo ser humano, uma divisão exata de tipos de temperamentos. Todos têm uma predominância de um dos três temperamentos, em razão do meio em que vive principalmente educação. Quase todos os inconvenientes provocados por temperamentos excessivos, poderão ser corrigidos pela Ciência.
E você? Já auferiu seu temperamento predominante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário