segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os fenômenos do alcoolismo - Parte 1

Inúmeras são as referências ao alcoolismo feitas em vários livros. Jornais, revistas,crônicas, e nos últimos anos pelas produtoras cinematográficas. Na literatura, uma das mais legítimas publicações foi feita pela Irmandade dos Alcoólicos Anônimos (A.A), em1994, com sua primeira tiragem apresentada nos Estados Unidos em 1939. No eixo principal dessa obra, são narrados os episódios ocorridos no final da década de 20, período da depressão econômica daquele pais, com consequências danosas em todos os setores na vida dos americanos, e por extensão a outros povos vizinhos.
As primeiras conotações do alcoolismo com problemas emocionais, foram detectadas pelo Dr.Willian D. Silkworth, médico e benfeitor de A.A., especializado no tratamento de problemas com a bebida alcoólica. Outras obras se sucederam como o livro Alcoolismo, Como Entender e Ajudar, cuja citação básica refere-se à importância da ajuda da família, do próprio paciente, do que da atuação da Medicina Tradicional.
O alcoolismo como doença, foi definido pela O.M.S. (Organização Mundial da Saúde), em 1956, instituindo o Código Internacional, número 303, para essa enfermidade. Algumas revistas com reportagens sobre alcoolismo, informam que, em 1960 a O.M.S., estabeleceu a seguinte avaliação relacionada ao uso da bebida alcoólica no âmbito mundial: 83% são bebedores sociais, 15% são dependentes compulsivos, e 2% são abstêmios.
Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade. - De Nelson Martins - Editora Komedi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário