terça-feira, 21 de julho de 2009

OS FENÔMENOS NO ALCOOLISMO - Parte 1

Inúmeras são as referências ao alcoolismo feitas em vários livros. Jornais, revistas, crônicas, e nos últimos anos pelas produtoras cinematográficas. Na literatura, uma das mais legítimas publicações foi feita pela Irmandade dos Alcoólicos Anônimos em 1994, com sua primeira tiragem apresentada nos Estados Unidos em 1939. No eixo principal dessa obra, são narrados os episódios ocorridos no final da década de 20, período da depressão econômica daquele pais, com consequências danosas em todos os setores da vida dos americanos, e por extensão, a outros povos vizinhos.
As primeiras conotações do alcoolismo com problemas emocionais, foram detectadas pelo Dr. William D. Silkworth, médico e benfeitor de A.A., especializado no tratamento de problemas com bebida alcoólica. Outras obras se sucederam, como o livro Alcoolismo, como entender e ajudar, cuja citação básica refere-se à importância da ajuda da família, do próprio paciente, mais do que da atuação da medicina tradicional.
O alcoolismo foi definido como doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1956, quando foi instituido o Código Internacional, número 303, para essa enfermidade. Algumas revistas com reportagens sobre o alcoolismo informam que em 1960 a OMS estabeleceu a seguinte avaliação relacionada ao uso da bebida no âmbito mundial: 83% são bebedores sociais 15% são dependentes compulsivos, e 2% são abstêmios.
Do livro, Alcoolismo e a vida em sociedade - Nelson Martins - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário