segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SAÚDE - 1 Envelhecimento e bexiga urinária


Mesmo com a prática de hábitos saudáveis que podem prevenir os problemas de perdas urinárias na terceira idade, existem algumas alterações naturais que vêm com o aumento da faixa etária. Os rins, por exemplo, sofrem uma leve redução no seu tamanho e perdem parte da sua capacidade de filtrar o sangue, o que pode significar uma urina mais diluída, com maior quantidade de água.
A bexiga urinária sofre transformação em sua estrutura, perdendo um pouco de sua elasticidade. Se somarmos essas duas condições, já temos uma boa explicação de o por que os idosos vão mais ao banheiro: uma urina mais diluída significa maior produção de líquido urinário para conseguir eliminar os produtos nocivos do sangue, somado à uma bexiga que tem dificuldade em se alongar para armazenar esse produto, resultará em necessidade mais frequente de ir ao banheiro. Isso é notado tanto durante o dia como à noite. Mas não é só isso; com o envelhecimento, os músculos que ficam ao redor da uretra (canal por onde sai a urina) sofrem um enfraquecimento natural com a idade; este, se somado ao desconhecimento e à falta de uso desses músculos, irá invariavelmente resultar em perdas de urina. Além disso, essas três condições podem somar-se, nas mulheres aos traumas envolvidos no trabalho de parto, e, nos homens, às alterações provocadas por alterações na próstata.
Antigamente, eram comuns os traumas durante o parto; a passagem do bebê “rasgava” a parede da vagina e rompia uma parte dos músculos responsáveis por conter a urina e as fezes. A cicatriz formada, faz com que esses músculos percam a sua ação automática favorecendo as perdas de urina, fezes e gazes intestinais.
Em relação a problemas de próstatas, antigamente as cirurgias eram muito mais agressivas e por isso causavam um alto índice de perdas urinárias e de ereção após as intervenções cirúrgicas. Mas, independentemente de sua idade, e de ter passado por vários problemas de saúde, se a urina lhe incomoda, existem tratamentos com médicos ou com fisioterapêutas que podem resolver seu incômodo.

Dra. Ana Luiza Reis
Fisioterapeuta especialista em cancerologia e em disfunções do assoalho pélvico.
CREFITO 3 76058 E-mail:
reisanaluiza@yahoo.com.br
CENTRO MÉDICO INDAIATUBA II Fone (19) 3894-5568
INSTITUTO LUBECK ITU - Fone (11) 4023- 6153
Tratamento para incontinência urinária e fecal – Adultos e crianças.
Tratamento para disfunções sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário