segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SISTEMA PETROBRÁS

A PETROBRÁS é uma companhia de grandes dimensões, igual a todas as empresas integradas de petróleo do mundo. Do mesmo modo que suas similares internacionais, a PETROBRÁS atua em algumas áreas por meio de empresas subsidiárias, todas elas criadas para preencher necessidades do próprio desenvolvimento econômico do País. A PETROBRÁS Quimica S.A. - Petroquisa, foi criada pelo governo para viabilizar a indústria petroquímica brasileira. Isso foi possível pela associação entre a PETROBRÁS, a iniciativa privada brasileira e as companhias internacionais detentoras de tecnologia. Este sistema tripartite permitiu ao Brasil garantir o controle nacional e absorver a tecnologia petroquímica.
A PETROBRÁS Fertilizantes S.A.- Petrofértil, surgiu para complementar e estimular a iniciativa privada, isoladamente ou em associação, visando a tornar o País autossuficiente em matérias-primas para a industria de fertilizantes, como suporte para o desenvolvimento agrícola nacional. Para produzir sais de potássio, outro nutriente indispensável ao desenvolvimento agrícola, localizado por ocasião das perfurações petrolíferras, foi criada a PETROBRÁS Mineração S.A.- Petromisa.
Como forma de integrar o ciclo da atividade petrolífera, a exemplo de quase todas as empresas congêneres, e obter mais recursos para investir na prospecção de petróleo, foi criada a PETROBRÁS Distribuidora S.A.- BR. A criação da PETROBRÁS InternacionalS.A.- Braspetro, teve como objetivo localizar fontes próprias de de abastecimento de petróleo no exterior, como fazem as outras grandes companhias internacionais de petróleo. Esta subsidiária comprovou nossa tecnologia, descobrindo petróleo e prestando serviços especializados em vários paises. A exclusividade para a importação e exportação de petróleo e derivados, atribuida à PETROBRÁS pelo monopólio, deu ao Brasil um grande poder de contrapartida para a colocação de produtos brasileiros no exterior. Diante disso foi criada a PETROBRÁS Comercio Internacional S.A. Interebrás, que abriu novos mercados para uma variedade de produtos e serviços fabricados ou realizados por empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário