quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Discórdia sem fim. Israel x Palestina. 2/3


Dogma religioso ou ambição política?

Histórico geográfico. A Palestina é uma região que inclui o Estado de Israel e a Jordânia. Essa área do mundo que está localizada no centro de três continentes, foi habitada ao longo da história por diversos povos e é sagrada para cristãos e muçulmanos.

Uma longa história. Os judeus chegaram primeiro, segundo conceitos bíblicos. Cristãos e muçulmanos vieram depois, com os impérios Árabes e Romano. Desde a Idade Média, a maioria da população é árabe, apesar dos esforços europeus de conquistá-la com as Cruzadas. No século XV, caiu sob o domínio do Império Otomano, de 1259-1362.

O século XX. No final do século XIX, surge o movimento sionista (movimento internacional judeu) que resultou na formação do Estado de Israel, em 1948; o povo judeu ainda estava espalhado pelo mundo.

Nova Nação. O holocausto na Segunda Guerra Mundial gerou massas de migrantes judeus para a Palestina. Pressionada pela ONU e pela opinião pública, que queria ver a injustiça nazista reparada, os judeus, minoria na região, oficializam o Estado de Israel em 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário