sábado, 3 de dezembro de 2011

Conceito sobre problemas brasileiros-Segurança Nacional - 3/3

Sociedade é: “Todo grupo humano que conviva sob certa estrutura de fenômenos sociais, ligado por interesses comuns, em razão do influxo de determinado processo histórico-cultural”.

A Nação. A palavra Nação deriva de “Nasci”- nascer ou “natus”- nascido, além de se ligar ao seu semelhante, o homem também se prende ao meio em que vive e onde nasceu. O elemento natural da sociedade, a sociabilidade, vai criando nele interesses comuns e despertando a vontade de preservar os valores que já conseguiu. Dessa forma vai crescendo um sentimento de solidariedade e de defesa dos perigos comuns e um desejo de melhorar a vida em comunidade. Assim, o homem vai-se prendendo cada vez mais aos que vivem com ele e, à medida que começa a raciocinar em termos de coletividade, surge a figura da Nação, unificada por língua, raça, terra comum, religião, cultura e ação das grandes personalidades.

Nação é: “A Sociedade já sedimentada pelo longo cultivo de tradições, costumes, língua, ideais, vocações, vinculada a determinado espaço de terra e unida pela solidariedade criada pelas lutas e vicissitudes comuns, que se traduz na vontade de continuar vivendo em conjunto e projetar-se no futuro, preservando os valores alcançados e buscando a realização dos objetivos colimados”

Os elementos básicos da Nação são: O homem - o valor mais alto de uma Nação, pois é ele que explora e domina a terra e institucionaliza a vida da sociedade, para ordená-la.

A terra - a base física para habitação permanente e contínua exploração, pois a terra existe para servir ao homem, conforme Gêneses nos dois primeiros capítulos. Entretanto é também o homem fortemente influenciado por ela e procura ajustá-la aos seus objetivos.

As instituições - como o homem vive e convive com os seus semelhantes, surge a necessidade de coordenação dessa convivência. As características étnicas e culturais determinam padrões econômicos, sociais e políticos, que passam a orientar a convivência social. Esses padrões são chamados de instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário