sábado, 10 de dezembro de 2011

Discórdia sem fim. Israel x Palestina. 3/3

Cartografia do ódio. Dominação Britânica. Em 1918, com a queda do Império Otomano, a Sociedade das Nações, antecessora da ONU, deu à Inglaterra os 27.000 km2 da Palestina. Pressionados pelo nascente movimento sionista, os ingleses comprometem-se a apoiar a criação de um Estado Judeu.
Plano da ONU. Em 1948, quando o Estado de Israel foi criado pela ONU, a Palestina foi dividida para abrigar os Estados Judeu e Árabe. A península do Sinai foi entregue ao Egito e Jerusalém e seria um distrito transnacional. Nenhum dos lados ficou satisfeito.
Primeiros conflitos. Logo após a criação do Estado de Israel (1948-49), as nações árabes invadiram o novo país. Israel venceu os conflitos e ainda expandiu suas fronteiras, mas perdeu metade de Jerusalém para a Jordânia.
Guerra dos Seis Dias. Em 1967, Israel invadiu Síria, Líbano, Egito e Jordânia. A Faixa de Gaza e a Cisjordânia, mais a totalidade da cidade de Jerusalém, foram incorporadas ao Estado Judaico, A península do Sinai foi tomada do Egito mas seria devolvida em 1982.
Fonte: Dados bíblicos colhidos na Bíblia de Estudos de Genebra-1999. Revista Isto é - Janeiro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário