terça-feira, 24 de setembro de 2013

Conceito sobre problemas brasileiros. O caráter brasileiro.-1-2


Conceito sobre problemas brasileiros. O caráter brasileiro. – 1-2
O estudo do caráter brasileiro, como a Escola Superior de Guerra diz, tem natureza meramente especulativa, como produto de observação de sociólogos e estudiosos que tentam definir o tipo nacional brasileiro. Quando estudamos o Homem Brasileiro, vimos quão grandes é a complexidade de nossa heterogênea população, sofrendo ainda o processo de formação.
Qualidades básicas do caráter brasileiro.
O individualismo é um dos traços mais ativos ligados ao caráter brasileiro, que provém dos portugueses, elemento predominante de nossas características básicas; desse modo, fenômenos físicos e étnicos convergem para a formação de um dos mais relevantes aspectos do caráter nacional: o individualismo. 
O sentimentalismo é outra característica peculiar do povo brasileiro. De um conjunto de influências culturais, surgiu esse traço fundamental, considerado por alguns sociólogos como  a própria chave do caráter brasileiro.

A adaptabilidade. Ao vir para o Brasil, o português já trazia larga experiência em conviver com outros povos. Isso propiciou a miscigenação, facilitada pelo fato de virem desacompanhados de suas mulheres. Com isso, a integração racial prosseguiu, ao longo do processo evolutivo do caráter nacional. Os holandeses geraram brasileiros durante as duas invasões. As emigrações posteriores de italianos, árabes, alemães, japoneses e de outros povos em menor escala acentuaram ainda mais a variedade de tipos étnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário