quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conceitos sobre problemas brasileiros. - O caráter brasileiro. 2-2

Cordialidade e comunicabilidade. - São os traços da própria terra brasileira. As imensas distâncias, a falta de comunicação e o isolamento, predispunham à hospitalidade, embora houvesse às vezes, a desconfiança.

Vocação pacífica. - Como última qualidade básica, comprovada por todo processo histórico, em que predominam as soluções conciliadoras, está a vocação para a paz.

Qualidades complementares do caráter brasileiro. O português contribuiu para a tônica dos seguintes traços complementares: instabilidade emocional, tendência para a generalização, sentimento de religiosidade e respeito às crenças. Do índio, a contribuição mais original para as tendências que se incorporaram ao homem brasileiro foi, sem dúvida, o sentimento de amor à liberdade. O negro, vindo do período colonial para ser escravo que permaneceu e se misturou com o branco e índios, marcou também características de abstração, e senso poético.

Contribuição de outros povos: Dos alemães, para condicionar certo conteúdo de nacionalismo à teorização superficial e incompleta. De italianos, assimilamos a exuberância de gestos, e certo conteúdo às artes. Dos franceses, aspectos de cultura ilustrativa, e ornamental. Dos ingleses, senso crítico e humorístico irreverente, de elementos intrínsecos da personalidade brasileira. Dos árabes, a tendência à especulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário