segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AIDS - Teoria sobre a origem - Parte 3

Ainda não se sabe exatamente como os chipanzés infectam uns aos outros e por que a doença não está mais disseminada entre eles, já que possuem vários parceiros sexuais e brigam com freqüência, muitas vezes distribuindo mordidas, uma prática que em alguns raros casos resultou na transmissão do vírus entre os humanos.
Quatro anos após terem argumentado que os seres humanos provavelmente adquiriram o vírus da Aids ao comerem carne de chipanzés, os mesmos pesquisadores dizem agora que rastrearam a origem do organismo até uma etapa ainda anterior – quando macacos foram devorados por chipanzés.
Eles acreditam que o precursor simiano do vírus da Aids tenha sido criado em chipanzés que comeram a carne de duas espécies de macacos infectados por vírus diferentes, mas aparentados: o mangabey de topete vermelho e o guenon de bigode. Os pesquisadores chegaram a essa dedução ao sequenciarem os genes dos vírus simianos da imunodeficiência em chipanzés e em 30 espécies de macacos e, a seguir, compilarem as “árvores genealógicas” para verificar quais deles tinham parentesco mais próximo.
O estudo foi realizado em conjunto por pesquisadores da Universidade de Nottingham, Universidade do Alabama em Birmingham, Universidade Duke, Universidade Tulane e Universidade de Montpellier, na França. A conclusão é importante, afirma Beatrice Hann, virologista da Universidade do Alabama em Birmingham e uma das autoras do estudo, “porque demonstra que os chipanzés adquiriram o vírus exatamente da mesma forma que os humanos – ao devorarem animais que caçaram”.
Nem os chipanzés nem os macacos adoecem devido ao vírus. Ao contrário dos outros grandes macacos, os chipanzés são caçadores formidáveis. Tropas de machos frequentemente trabalham em conjunto; alguns perseguem os macacos por entre as copas das árvores enquanto outros aguardam nas árvores próximas para derrubar com um golpe as suas presas dos ramos. Outro grupo, no solo, segue a movimentação, saltando sobre os macacos que são derrubados e espancando-os até a morte.

Donald G.Mc Neil Jr.
Fonte: The New York Times / Agência de Notícias da AIDS – Junho / 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário