terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um pouco da PETROBRÁS - Exploração.

O petróleo não está onde se quer, mas nas áreas onde a natureza o formou e acumulou durante milhões de anos. Descobrir quais são esse pontos mais favoráveis é a tarefa dos geólogos, geofísicos, técnicos e operários que trabalham nesta primeira fase da indústria do petróleo, denominada Exploração.
A PETROBRÁS mantém diversas equipes exploratórias, em terra e no mar, realizando uma verdadeira radiografia do subsolo para definir se vale a pena perfurar em determinada área, na busca de mais petróleo. Esta é a importância maior desta fase. Evitar as perfurações ao acaso, pois, um poço custa milhões de dólares.
Quando se sabe que nossos técnicos dispões de uma área sedimentar de cerca 4.000.000 km2 no Brasil para identificar os pontos a serem perfurados, pode-se imaginar a complexidade e o volume de trabalho.
Mas, apesar das dificuldades geológicas encontradas em nosso Pais, e da grande área a ser pesquisada, a atividade exploratória da PETROBRÁS tem sido altamente positiva, com descobertas significativas de petróleo que vêm aumentando, ano a ano, as nossas reservas, mesmo com o crescimento da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário