quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Alcoolismo - Bebida alcoólica : estimulante ou depressiva - Parte 1


A maioria das pessoas desconhece os motivos que levam o ser humano à adicção. Aproximadamente 98% da população adulta compõem um universo de bebedores sociais e dependentes. Torna-se mais difícil quando o indivíduo encontra-se em processo de alcoolismo e é preciso levar-se em conta a temperança quase sempre natural de cada pessoa.
Gordon Allport, um dos maiores especialistas americanos em personalidade e individualidade do século 20, relacionou mais de mil termos registrados em dicionário, que caracterizam tipos de comportamentos individuais. Cada um deles poderia ser empregado para descrever diferentes aspectos da individualidade.
A questão do autoconhecimento preocupa a espécie humana há mais de 2.500 anos. Hipócrates, o “pai da medicina”, parece ter sido o iniciador da teoria de que todas as pessoas poderiam ser classificadas de acordo com quatro tipos de temperamentos: Sanguíneo, (alegre, extrovertido e dado a iniciativas), Melancólico (triste e depressivo), Colérico (irritado e revoltado) e Fleumático (calmo e compassivo).
Carl Gustav Jung estabeleceu uma abordagem mais moderna e flexível, tendo como base os tipos de uma escala em que um de nós pode encontrar seu lugar, que vai de uma extroversão a uma introversão extremas. Ainda conforme Jung, dentro de limites estabelecidos, todo ser humano conter em seus temperamentos padrões de equilíbrio entre si.
Do livro Alcoolissmo e a Vida em Sociedade - autor Nelson Martins - Editora Komedi -2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário