segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ALCOOLISMO - ENZIMA - Parte 2





Atualmente, calcula-se que aproximadamente 55 doenças estão relacionadas com as perturbações enzimáticas. A característica marcante do álcool é ser muito rapidamente absorvido pela corrente sanguínea. Ao contrário da maioria dos alimentos, a bebida alcoólica não precisa sofrer o processo de digestão antes de chegar às paredes do estômago e ser distribuída pelo corpo.
Em menos de cinco minutos o álcool é levado ao cérebro pela corrente sanguínea, razão pela qual age muito rapidamente sobre o estado psíquico de quem o ingere.
O alcoolismo é hoje, ao mesmo tempo, uma grave doença para milhões de alcoólicos crônicos e uma séria ameaça para outros milhões dos chamados “bebedores sociais”.
O Centro de Estudos sobre Álcool, na Universidade de Rutgeres, de onde partiu nos Estados Unidos o movimento a favor do tratamento do alcoolismo como doença, concluiu que, lenta e gradativamente, ocorrerão distúrbios das funções hepáticas, irritação da garganta e do aparelho digestivo que redunda em gastrite alcoólica e na imperfeita assimilação dos alimentos. Mas a maior parte dos males resulta da ausência de vitaminas para a reposição de energias consumidas naturalmente pelo organismo. O álcool é um “alimento” que, ingerido em quantidade excessiva, elimina a vontade de comer.
Segundo autoridades médicas, do campo da biologia, é possível estabelecer diferenças na variação das características enzimáticas relacionadas ao alcoolismo. Exemplifiquemos: o bebedor social, que é dotado por natureza de um sistema enzimático sadio, ao tomar uma refeição acompanhada de uma cerveja, tem seu processo digestivo feito naturalmente. No bebedor dependente, a ingestão se deve à ação enzimática carente em suas propriedades responsáveis pelo processo digestivo. Em ambos os casos considera-se que os mesmos indivíduos ingerem quantidades iguais de cerveja. É importante também lembrar que o bebedor social é submetido ao mesmo intervalo de tempo para a ação do álcool em seu cérebro, porém a ação de sua enzima irá metabolizar o processo digestivo mais rapidamente, enquanto que a ação anestésica do dependente permanece por muito mais tempo.
Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade - de Nelson Martins - Editora Komedi - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário