segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ALCOOLISMO - ENZIMA - Parte 1



Enzimas são moléculas protéicas reprodutoras de ácidos, presentes em todos os seres e coisas vivas. Fazem parte dos grupos dos chamados químicos da Natureza. Todas as atividades de elementos dependem das enzimas. As distintas manifestações do temperamento humano, os movimentos da cauda dos cachorros, e o gorjeio dos pássaros constituem-se em simples exemplos da individualidade dos seres vivos.
A mais impressionante característica que difere os componentes da raça humana é dada pela diferença de impressões digitais dos quase 7 bilhões de habitantes da face da Terra. Segundo cientistas, essas diferenças devem-se à constituição das enzimas. Todos ao alimentos que ingerimos, excetuando-se o álcool, são absolutamente indigeríveis enquanto as enzimas não atuarem sobre eles. As enzimas decompõem alimentos complexos como costela de carneiro, por exemplo, que poderia liberar amônia em quantidades que matariam, não fossem as enzimas que instantaneamente, sintetizam a amônia em produtos finais inócuos.
Cada enzima é específica em sua ação. Em geral atua sobre um tipo de substância apenas. As enzimas não só decompõem substâncias, mas criam novas. Mastiguemos um pedaço de pão durante poucos instantes: você verificará que ele vai ficando gradualmente mais doce. É a enzima em ação. Assim uma enzima da saliva transformou o amido em açúcar, processo que depois é completado pela ação enzimática do aparelho digestivo.
Convém ressaltar que existem em torno de 700 tipos de enzimas com funções diferentes e os pesquisadores acreditam que muitas ainda serão descobertas dentre os trilhões de células do organismo humano. Calcula-se, porém, que a menor célula contém pelo menos 100 mil partículas de enzimas.
Atualmente, muitos cientistas estão convencidos de que, na prática, todas as doenças têm suas causas na falta de uma enzima ou em enzimas defeituosas. São de opinião que existe um gênero – fator de hereditariedade no cromossomo – para governar a produção de todas as enzimas do organismo. O diabetes pode ser causado, em parte, pela ausência de uma enzima que dirige a produção de insulina no pâncreas. Leucemia e outros males são originados pelo comportamento das enzimas.

Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade – de Nelson Martins – Ed. Komedi - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário