segunda-feira, 7 de março de 2011

Conceito sobre Problemas Brasileiros.- O índio.

Os indígenas brasileiros pertencem a quatro grupos principais: Tupis-guaranis, Gês ou Tapuias, Nu-aruaques e Caraíbas. Desses, os Nu-aruaques representam o nivel cultural mais alto. A contribuição indígena à formação brasileira foi muito grande, e pode ser notada:
- Nos hábitos e costumes incorporados à vida brasileira, como o uso da piroga, da rede e do fumo. - Na alimentação, como o aproveitamento da mandioca, do cará, do jerimum, da paçoca. - Na agricultura de coivara. - Na terminologia brasilíndia incorporada à nossa língua.-Na inquietação e na indisciplina. - No sentimento de liberdade e na atitude individualista. - Na negligência, principalmente no campo econômico: esforço desorganizado, imprevidente e descontínuo. - Na agressividade e na susceptíbilidade à flor da pele.
Os índios misturam as suas crenças primitivas com as do catolicismo, aceitando certos costumes brancos e até rezando a Ave-Maria em Tupi. Muitos de nossos heróis do tempo da colônia foram filhos de índios, como o guerreiro Jerônimo de Albuquerque, filho da índia Maria do Arco Verde, e Antônio Camarão, que, juntamente com o negro Henrique Dias e o branco Vidal de Negreiros, combatem e vencem os holandes no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário