sábado, 21 de maio de 2011

AUTORES da BÍBLIA - O LIVRO dos JUÍZES.

O autor de Juízes é desconhecido, embora possamos inferir algumas informações a seu respeito a partir do seu trabalho. Ele evidentemente apoiou o reinado de Davi em detrimento ao filho de Saul. A lealdade do autor a Davi e à tribu de Judá indicaria que ele viveu e escreveu durante o período inicial do reinado de Davi em Hebrom. O escritor de Juízes dirigiu-se aos israelitas dos seus dias a partir da mesma perspectiva teológica de Deuteronômio. A forma final de Juízes é, sem dúvida, a obra de uma pessoa ou grupo que compartilhava dessa perspectiva.

Os assuntos tratados em Juizes sugerem que o livro foi composto num periodo em que havia forte controvérsia em torno da questão se o rei deveria ser da casa de Davi e da tribu de Judá ou da casa de Saul e da tribu de Benjamim. Os acontecimentos narrados em Juízes abrangem um período de cerca de 350 anos, desde a conquista de Canaã (1400 aC), até imediatamente antes de Samuel. Como os demais livros históricos do Antigo Testamento, Juízes pode ser visto como um sermão dirigido à comunidade da aliança em um tempo de crise. O título "Juízes" refere-se aos doze homens que Deus levantou no período anterior a Samuel a fim de livrar Israel de seus opressores.

Os 21 capítulos do Livro dos Juízes, têm os seguntes títulos: 1- Novas conquistas pelas tríbus. 2 -Deus repreende os israelitas. 3- Povos pagãos no meio de Israel. 4- Servidão sob Jabim, Rei de Canaã.5- O cântico de Debora.6 - A opressão dos midianitas. 7- Gideão, com trezentos homens, vence os midianitas. 8 - Gideão aplaca os efraimitas e mata os reis dos midianitas. - 9 Abimeleque mata os seus irmãos e se declara rei. 10 - Tola e Jair, juízes dos israelitas. 11- Jefté livra os israelitas. 12- Jefté peleja contra os efraimitas. 13 - O nascimento de Sansão. 14 - O casamento de Sansão. 15 - Sansão põe fogo às searas dos filisteus. 16 - Sansão em Gaza. 17 - Mica e o ídolo de sua casa. 18 - Os danitas buscam herança maior. 19 - O levita e sua concubina. 20 - Os israelitas vingam o ultraje feito ao levita. 21 - Esposas para os benjamitas.

Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra - Editora Cultura Cristã - Sociedade Bíblica do Brasi´-1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário