terça-feira, 19 de junho de 2012

O aprendizado.


.
Não importa o que você queira aprender ou o setor em que você trabalha ou venha a trabalhar. A boa notícia é que há muita informação disponível. A má noticia é que geralmente há informações demais. Algumas estratégias básicas poderão ajudá-lo a encontrar as mais importantes fontes de informações e desafiar sua capacidade de aprender. Se você está a fim de aprender a melhor maneira de fazer alguma coisa, procure gostar do que faz. Sem dedicação pelo que você está fazendo os obstáculos serão difíceis de transpor. Ouça os que sabem fazer algo por mais simples que seja a tarefa. Às vezes você adquire empatia por quem lhe explica e pelo que lhe é explicado. Outras vezes, você observa que seu instrutor não gosta do que faz. Cuidado para não se deixar influenciar por esse choque.

Dois miseráveis sentados num banco de praça discutiam seus infortúnios. – Estou aqui porque nunca dei ouvidos a ninguém – disse o primeiro. – Engraçado – disse o segundo – pois olha, estou aqui porque sempre ouvi tudo o que me falaram.

Num mundo de permanente transformação, ninguém tem todas as respostas certas, porque não se sabe quais as dificuldades que advirão. Ignorar as mudanças e continuar com os mesmos processos de sempre, é o mesmo que reagir, como o primeiro pária do banco da praça. Seguir sem questionar o que alguém nos diz como se fosse uma verdade evangélica, é arriscar, como o segundo personagem da praça. O que compete fazer a todos nós é ouvir, aprender e pensar continuamente, pressentindo se estamos gostando do que começamos a aprender. Segundo o falecido Presidente americano John F. Kennedy: “Mudar é a Lei da Vida. Aqueles que olham apenas o passado e o presente, certamente perderão o futuro”.

Fonte: Condensado básico do livro Insight.

Nenhum comentário:

Postar um comentário