quinta-feira, 28 de junho de 2012

A REFORMA PROTESTANTE.

A IGREJA DO RENASCIMENTO.
Durante séculos da História da Humanidade, a busca de Deus por parte do homem tem tomado direções das mais diversas com teorias extremamente conflitantes. A partir da diferença estabelecida entre Criacionismo, que prega que as razões da Natureza jamais serão entendidas,   nada poderá ser explicado, e que, jamais será dado ao homem, a menor possibilidade de que seja questionado por tudo o que vemos, sentimos, e, principalmente o que a Ciência coloca à disposição do ser humano, notadamente a infinidade de elementos existentes. A época ou o período inicial de todas as coisas, jamais será determinado, sem que se considere o que ainda será descoberto.
De outro lado, a teoria do Evolucionismo, centraliza a figura dos primatas como o antecedente do homem. Ao ser questionado sobre a Criação do Mundo, o Evolucionista atesta que a Terra é o resultado de explosões químicas. Entretanto, alguns de seus teóricos consultados,  não  deram resposta para explicar  a origem dos elementos químicos que geraram as explosões.
Atendo-se exclusivamente ao Criacionismo, a teoria de que o homem busca a Deus, ao longo dos séculos na história humana, verifica-se que os rumos das explicações têm sido dos mais diversos desde o Catolicismo. Posteriormente, pelos ramos da Igreja Evangélica ou de outras teorias místicas, nada tem sido explicado, segundo o discernimento com o qual o Criador contemplou o homem. Os sucessores do Evangelismo têm como símbolos Martinho Lutero e Jean Calvin (João Calvino). As origens de ambos ocorreram no exercício do Catolicismo quando sacerdotes. Lutero, nascido na Alemanha em 1483, faleceu em 1546. João Calvino, francês, nasceu em 1509 e faleceu em 1564. O desencontro de opiniões entre os mesmos, já se poderia considerar um prenúncio das diferenças de opinião que se arrastariam pela face da Terra, fato corriqueiro até aos dias atuais, ocasionando intermináveis discórdias entre as denominações evangélicas, gerando polemicas, acirrando de tal forma os ânimos, que só têm banalizado as crenças. Hinduísmo, Judaísmo, Budismo e Confucionismo dentre as mais antigas, primam pela originalidade de princípios, tendo como base mística.  A prática da magia e do Espiritismo estaria sendo bem sucedida do que se chama “a busca de Deus?”
Boa parte das correntes religiosas emergiu no ano de 1350. João Calvino transformou-se em questionador de alguns conceitos estabelecidos por seu antecessor Martinho Lutero, como por exemplo, sua afirmação, segundo a qual, o “corpo e o sangue de Cristo estavam tão longe do pão e do vinho consagrados, comparados à distância entre o Céu e a Terra”. Assim as divergências entre Israel e Palestina, já pontificavam no Velho Testamento, passando por Lutero e Calvino, continuando até aos dias atuais.
Fonte: A igreja do Renascimento e da Reforma. Livraria Tavares Martins. Daniel-Rops- 1962.


Nenhum comentário:

Postar um comentário